Aracaju, 6 de dezembro de 2021

“Poderemos ter até 25% de aumento no IPVA em 2022”, afirma  deputado Georgeo Passos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na manhã desta quarta-feira (10), para fazer um alerta sobre o aumento de até 25% que o IPVA dos veículos licenciados em Sergipe podem sofrer em 2022. De acordo com o deputado, a valorização dos veículos seminovos na tabela FIPE é um indicador deste aumento.

“Com a inflação nas alturas, os carros seminovos tiveram uma supervalorização na tabela FIPE. O mercado aqueceu e os preços subiram muito. E como nós sabemos, de acordo com a Lei 7655/2013 aqui em Sergipe, a base de cálculo  para o IPVA de carros usados é o valor de mercado, então se o Governo utilizar o contrato que tem com a FIPE e usar a sua base de dados, poderemos ter um aumento muito grande no IPVA”.

O parlamentar também citou um extrato de contratação, que foi publicado no Diário Oficial do Estado ainda no começo de outubro, de uma empresa para a prestação de serviços para a elaboração de uma tabela de preços de veículos para a cobrança do IPVA/2022. Segundo Georgeo Passos, o valor do contrato é de R$ 41.834.28.

“Outro indicador de aumento é a empresa que o Governo contratou para elaborar uma tabela de preços de veículos automotores para a cobrança do IPVA/2022. Para que o Governo vai contratar uma empresa para elaborar essa tabela de cobrança? Não estamos em um bom momento para ter aumento de impostos. O cenário econômico é muito preocupante”.

Para Georgeo, a situação atual dos trabalhadores não condiz com um aumento tão brusco. “Quando o trabalhador for comparar o que ele pagou de IPVA em 2021 com o que ele vai pagar em 2022, ele vai ter um susto. É uma diferença altíssima e a situação atual deles não comporta mais esse aumento, afinal gasolina está cara, a cesta básica está mais cara e agora também o IPVA?! Além disso, os trabalhadores nunca vão conseguir 20% de aumento em seus salários”.

Georgeo disse que espera que o Governo abra um diálogo com os parlamentares para que esse aumento não prejudique ainda mais os sergipanos. “Alguns estados estão revendo essa postura. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, o Poder Executivo e o Legislativo viram uma alternativa para minimizar esse aumento do IPVA no bolso dos sul-mato-grossenses”.

“Espero que Belivaldo aceite conversar com esta Casa e que nós também possamos ver algo para ajudar os sergipanos. Nesta quinta-feira (11), nós faremos uma indicação para viabilizar algo neste sentido. Faço aqui um apelo para que tanto o Governador quanto os colegas deputados possam trabalhar para congelar o valor do IPVA 2021 para que este possa ser usado como base na cobrança do imposto em 2022. E que o povo sergipano seja a prioridade neste momento”.

Fonte assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Mais da metade dos maiores de 18 anos consome bebidas alcoólicas
Assédio é principal violência a meninas em ambiente virtual
Entenda as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica
Simão Dias receberá Centro de Especialidades Médicas e Base do Samu