Aracaju, 5 de dezembro de 2021

Contagem regressiva para o Enade 2020/2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será realizado no próximo domingo, 14/11, com participação de estudantes de todo o Brasil

Contagem regressiva! Milhares de estudantes de todo o país participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no próximo domingo, 14/11. A participação dos alunos convocados é essencial para testificar a qualidades dos cursos superiores no Brasil e o compromisso com a sociedade.

Segundo o gerente da qualidade da Universidade Tiradentes (Unit), professor Antônio Minoru, a preparação para o Enade começa pela leitura. “Reconheça o que é preciso melhorar e o que é preciso potencializar com relação aos saberes aprendidos durante a sua jornada acadêmica. Chamamos esta ação de retomada do conhecimento, que nada mais é do que uma autoavaliação da aprendizagem. Outra dica importante é: escrevam! Não percam o hábito de ler, interpretar e dissertar sobre temas atuais”, recomendou.

Desde que entra na Unit, o estudante passa por diversas etapas de preparação para exames como o Enade. As coordenações dos cursos realizam atividades com os alunos, focadas na performance acadêmica, a exemplo do Programa de Gestão da Aprendizagem. Também são promovidos outros eventos inovadores relacionados à contemporaneidade da profissão e sua atuação cidadã.

Uma dessas ações foi o Concurso de Redação Acadêmica, promovido pela coordenação do curso de Pedagogia EaD. Segundo o professor tutor virtual, Anderson Teixeira, nessa atividade é proposto ao aluno que ele redija duas redações com no máximo 15 linhas cada, baseadas nas diretrizes do Enade, e em duas frentes: Formação Geral em Meio Ambiente – Biodiversidade, Sustentabilidade e Intervenção Humana; e Formação Específica em Políticas, Organização e Financiamento da Educação Brasileira.

“O objetivo era incentivar não só a criatividade dos discentes mas também a originalidade em meio às suas produções textuais. Foram disponibilizadas no AVA, mais precisamente no Espaço Virtual Enade, duas questões discursivas para elaborações e desenvolvimentos textuais, além das normas para as devidas produções, levando em consideração as propostas norteadoras”, explicou.

Na edição deste ano do concurso, a aluna Ana Paula Santos Bispo, do 7º período do polo Unit EaD de Itabaiana, ficou em 1º lugar, atingindo 9,8 pontos. A estudante contou que a participação no concurso foi importante para a preparação para o Enade.

“A ideia do concurso foi genial porque realmente a gente conseguiu trazer essa sensação de estar no Enade e  testar os nossos limites. Não é só prova que mede, mas uma prova e também é um indicador da graduação e do estudante. Quanto melhor a gente se sai, melhor. Tanto para a gente, pela formação profissional, quanto para a universidade que foi quem forneceu todo esse suporte da graduação. Estou muito feliz com os resultados e considero que foi muito importante a iniciativa”, disse Ana Paula.

Enade

“O Enade é um exame trienal, aplicado em todo o Brasil e avalia os estudantes concluintes dos cursos de graduação, verificando sua aprendizagem através de uma prova, além de validar a sua percepção do processo formativo com relação ao seu curso e instituição de ensino. O objetivo é atestar a qualidade dos cursos de graduação do país, por meio de uma escala de notas que vão de 1 a 5. Essas notas são fundamentais para a verificação das fragilidades e potencialidades dos cursos e das IES”, esclareceu o gerente da qualidade da Unit.

Neste ano, devido ao adiamento do Enade em 2020 em razão das restrições impostas pela pandemia, participarão os cursos do Ciclo II (a avaliação é trienal e dividida em três Ciclos: I, II e III).

A Unit será representada pelos seguintes cursos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnológico, EaD), Ciência da Computação (Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado, EaD e Presencial), Educação Física (Licenciatura), História (Licenciatura, EaD e Presencial), Letras Inglês (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura), Redes de Computadores (Tecnológico) e Sistemas de Informação (Bacharelado).

Assessoriade imprensa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Alessandro protocola novo pedido para instalação de CPI sobre Orçamento Secreto
Valadares Filho reeleito presidente estadual do PSB e Rogério exalta aliança em construção com o PT para um projeto forte
Natal Iluminado: programação contempla música e oficinas neste sábado. São mais de 4,5 mi de pontos de luz enfeitando
ABIH-SE promoverá 2ª edição do road show Viva Aracaju