Aracaju, 29 de novembro de 2021

Deputado Rodrigo Valadares explica possível aumento de IPVA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Durante entrevista à rádio Xodó FM na última quarta-feira, 10, o deputado estadual por Sergipe, Rodrigo Valadares, explicou o porquê de existir mais uma possibilidade de aumento no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Sergipe no ano de 2022.

Segundo ele, não existe nenhum Projeto de Lei que preveja este aumento, mas sim a Lei 7655/2013 que já está em vigor. “Existe uma legislação muito antiga, de 2003, que prevê o reajuste automático do valor do IPVA pela tabela FIPE, essa lei já existe e está em vigor”, disse.

O parlamentar explicou ainda como a pandemia do novo coronavírus contribuiu ainda mais para o aumento já existente. “Faltou no mundo inteiro componentes elétricos para a montagem dos veículos e isso acarretou em um desabastecimento generalizado de carros desde 2020. Com isso, a demanda manteve-se alta, a oferta abaixou e os preços aumentaram”.

“Trata-se de uma atipicidade, porque o aumento da tabela FIPE não foi por incremento da atividade econômica ou porque as pessoas estão ganhando mais dinheiro e podem pagar mais, foi simplesmente pela falta de veículos. Inclusive, o Governo do Estado encomendou um estudo para avaliar esse reajuste, pois como a tabela aumentou e o IPVA é 2,5 desta tabela, naturalmente o valor subirá ainda mais”, detalhou.

Finalizando, Rodrigo declarou que já vem buscando encontrar soluções para que essa tabela seja congelada para o ano passado, ou seja, que o o IPVA tenha o reajuste apenas da inflação e não da tabela.

Por Luísa Passos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Janier Mota comemora inauguração do Hospital de Itabaianinha
Prefeitura intensifica ações voltadas à saúde do homem
Conselho de Psicologia estabelece prazo para adequação de serviços na Hapvida  
Dermatologista orienta sobre cuidados com a pele durante o Verão