Aracaju, 12 de maio de 2024
Search

Secretaria de Saúde de Aracaju vacinou mais de 22 mil pessoas contra covid nesta semana

7

Os números mostram que os novos índices de contaminação e óbitos causados pela covid-19 caíram de forma vertiginosa em Aracaju e em várias cidades país afora. Essa desaceleração, conforme a Organização Mundial de Saúde, se dá, majoritariamente, em virtude das campanhas de imunização contra o patógeno.

Visando diminuir ainda mais o número de infecção e, sobretudo, de mortes pelo vírus, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua com a bandeira da vacinação em riste, trabalhando para imunizar o maior número de cidadãos possível, seja para aplicar a primeira, a segunda ou a terceira dose.

E os frutos dessa campanha são colhidos a cada dia. Somente nesta semana, de 8 a 12 de novembro, Aracaju vacinou 22.761 pessoas, sendo 5.654 vacinados no dia 8; 5.451 no dia 9; 4.231 no dia 10; 3.848 no dia 11; 3.577 no dia 12. Com mais esses percentuais, a capital sergipana continua se destacando no cenário nacional, com 91,4% da população acima dos 12 anos vacinada, o que equivale a 514.256 pessoas.

O cronograma segue direcionado à população adolescente com idade entre 12 e 17 anos, pessoas acima de 18 anos, gestantes, puérperas e lactantes, os inseridos na repescagem, além do adiantamento da segunda dose. Também está sendo aplicada a dose de reforço nos idosos, além dos imunossuprimidos 40+, e profissionais de saúde vacinados.

A partir da próxima terça-feira, 16, quem precisa tomar a vacina da Pfizer até 31 de dezembro já poderá procurar um dos pontos distribuídos pela capital para completar o ciclo vacinal. Com isso, o público adolescente, entre 12 e 17 anos, começa a receber a segunda dose. A vacinação desta faixa etária teve início no dia 10 de setembro. A antecipação também acontece para aqueles que aguardam a segunda dose da Astrazeneca até o dia 30 de novembro. A partir do dia 16, já poderão concluir a imunização.

Locais de aplicação

Os pontos para aplicação da D2 da Pfizer são Estação Cidadania (Bugio), Aracaju Parque Shopping (Bairro Industrial), auditório da escola Presidente Getúlio Vargas (Siqueira Campos), Shopping Riomar, Unidade Básica de Saúde (UBS) Anália Pina (Almirante Tamandaré), UBS Manoel de Souza (Sol Nascente), UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), UBS Augusto Franco (Farolândia), UBS Roberto Paixão (17 de Março), UBS Santa Terezinha (Robalo), UBS Carlos Hardman (Soledade) e UBS Amélia Leite (Suíssa). Nesses locais, a imunização ocorrerá das 8h às 16h. Já nos drive-thrus do Parque da Sementeira e do 28º Batalhão de Caçadores, a vacinação se estende até as 17h.

Para receber a D2, é necessário apenas apresentar o cartão de vacinação, comprovando que já recebeu a D1, e documento com foto. Em caso da ausência do cartão, o usuário também pode comprovar a D1 através do aplicativo para smartphones ConecteSUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

Para quem recebeu primeira dose de AstraZeneca e precisa receber a segunda até 30 de novembro, o imunizante está disponível em: UBSs Augusto César Leite (Santa Tereza), Cândida Alves (Santo Antônio), Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Osvaldo Leite (Santa Maria), Estação Cidadania (Bugio) e Drives da Sementeira e 28 BC. Nesses locais, a imunização ocorrerá das 8h às 16h. Já nos drive-thrus do Parque da Sementeira e do 28º Batalhão de Caçadores, a vacinação se estende até as 17h.

Já para aqueles que chegaram o prazo de receber a segunda dose de Coronavac, após o cumprimento de 28 dias de intervalo, podem buscar nos seguintes locais: UBS Niceu Dantas (Zona de Expansão), UBS Antônio Alves (Atalaia), UBS Celso Daniel (Santa Maria), UBS Geraldo Magela (Orlando Dantas), UBS Hugo Gurgel (Coroa do Meio), UBS Joaldo Barbosa (América), UBS Adel Nunes (América), UBS Maria do Céu (Centro), UBS Dona Jovem (Industrial), UBS Eunice Barbosa (Coqueiral), UBS José Machado de Souza (Santos Dumont) e UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário). O atendimento é das 8h às 16h.

Terceira dose

A dose de reforço estará disponível, a partir da terça-feira, 16, para idosos e profissionais da saúde que tomaram a segunda dose até 6 de julho, como também para imunossuprimidos, a partir de 18 anos, que receberam a segunda dose há 28 dias.

Os pontos de vacinação para terceira dose são: Estação Cidadania (Bugio), Aracaju Parque Shopping (Bairro Industrial), Unidade Básica de Saúde (UBS) Anália Pina (Almirante Tamandaré), auditório da escola Presidente Getúlio Vargas (Siqueira Campos), UBS Manoel de Souza (Sol Nascente), UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), Shopping Riomar (Coroa do Meio), UBS Augusto Franco (Farolândia), UBS Roberto Paixão (17 de Março), UBS Santa Terezinha (Robalo), UBS Francisco Fonseca (18 do Forte), UBS Carlos Hardman (Soledade) e UBS Amélia Leite (Suíssa) e nos drive-thrus do Parque da Sementeira e do 28º Batalhão de Caçadores. Nesses locais, a imunização ocorrerá das 8h às 16h. Já nos drive-thrus, a vacinação se estende até às 17h e não é necessário código para recebimento de terceira dose.

Adolescentes

Já os adolescentes entre 12 e 17 anos que não tomaram primeira dose, podem procurar os pontos: Estação Cidadania (Bugio), Aracaju Parque Shopping (Bairro Industrial), Unidade Básica de Saúde (UBS) Anália Pina (Almirante Tamandaré), auditório da escola Presidente Getúlio Vargas (Siqueira Campos), UBS Manoel de Souza (Sol Nascente), UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), Shopping Riomar (Coroa do Meio), UBS Augusto Franco (Farolândia), UBS Roberto Paixão (17 de Março), UBS Santa Terezinha (Robalo), UBS Carlos Hardman (Soledade) e UBS Francisco Fonseca (18 do Forte). Nesses locais, a imunização ocorrerá das 8h às 16h, e não é preciso código de validação. Já o drive-thru do Parque da Sementeira, funciona até às 17 horas e é necessário cadastro para primeira dose.

Repescagem 18+

A população adulta, a partir dos 18 anos (incluindo gestantes, puérperas e lactantes), que perdeu o prazo para receber sua primeira dose, pode buscar um dos seguintes pontos, das 8h às 16h: UBS Niceu Dantas (Zona de Expansão), UBS Antônio Alves (Atalaia), UBS Celso Daniel (Santa Maria), UBS Geraldo Magela (Orlando Dantas), UBS Hugo Gurgel (Coroa do Meio), UBS Joaldo Barbosa (América), UBS Adel Nunes (América), UBS Maria do Céu (Centro), UBS Dona Jovem (Industrial), UBS Eunice Barbosa (Coqueiral), UBS José Machado de Souza (Santos Dumont) e UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário).

Foto Sérgio Silva

Leia também