Aracaju, 5 de dezembro de 2021

Crime de maus tratos a animais leva casal à prisão em São Cristóvão

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Um casal foi preso na semana passada em flagrante acusado do crime de maus tratos a cachorros em São Cristóvão. Os cachorros passam bem e o caso está sendo acompanhado pelo Delegado Marcelo Pais, da 12ª Delegacia Metropolitana, em São Cristóvão.

O crime de maus tratos é um crime inafiançável e os animais estão provisoriamente sob guarda da polícia.

“Os animais receberam atendimento veterinário de imediato e foram medicados via Secretaria Municipal de Saúde. Eles vão ser encaminhados para castração através de parceria com a ONG Elan e seguirão para adoção responsável, já que os donos perderam a guarda dos mesmos”, explica Elis Correia, coordenadora de Vigilância Ambiental de São Cristóvão.

“Com este ocorrido de ontem tivemos nosso primeiro caso de ação conjunta entre Polícia e Prefeitura e estamos seguindo o protocolo pactuado. O Crime de maus tratos é crime inafiançável e a efetivação de penas e multas para crimes desta natureza está prevista tanto em Leis federal quanto estadual e municipal”, reforça a coordenadora Elis Correia.

Em parceria entre Prefeitura Municipal e a Comissão de direito animal da OAB/SE, em Julho deste ano a SMS realizou o 1º Curso de Formação sobre Crimes de Abandono e maus Tratos de Animais para a Polícia Civil e Militar de São Cristóvão, uma capacitação e sensibilização para registros em boletins de ocorrência e crimes em flagrante.

São Cristóvão sancionou também este ano a LEI N.º 488/2021 de 05 de Julho de 2021, que institui o “Projeto de Guarda Responsável: Saúde Ambiental e Respeito à vida animal” no município. O projeto tem como metas o controle da população de animais domésticos no município com a redução progressiva do número de crias indesejáveis, a promoção dos conceitos de ‘Guarda Responsável’ e de ‘Bem-estar animal’ e a prevenção e controle de zoonoses através da promoção de ações voltadas para saúde ambiental

I Fórum para Guarda Responsável de animais domésticos de São Cristóvão-SE

A Coordenação de Vigilância Ambiental reforça que acontecerá ainda este mês, em 26/11 o Fórum para Guarda Responsável de animais domésticos de São Cristóvão-SE, um evento que prevê reunir parceiros históricos da Prefeitura como OAB, UFS, Ong Elan e demais pessoas sensíveis à causa animal e que já atuem no município.

A idéia do Fórum é também a criação de uma rede de apoio visando à efetivação do Programa Municipal de Guarda Responsável de animais domésticos. Na oportunidade, haverá Cadastro de ONG’s e protetores junto à SMS para participação em editais e um melhor acolhimento de animais em situação de abandono ou vítimas de crimes de maus tratos.

“A prefeitura também vem estabelecendo parcerias com a UFS para atendimentos veterinários e está prestes a licitar um Castramóvel para controle populacional de cães e gatos via emenda parlamentar do deputado Laércio oliveira. Todas estas frentes de ações permitem a criação de uma rede de apoio para que o município avance efetivamente na promoção de Políticas Públicas em Saúde Ambiental e respeito à vida dos animais e das pessoas”, conclui Elis Correia.

Da assessoria

Foto: Heitor Xavier

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Mais da metade dos maiores de 18 anos consome bebidas alcoólicas
Assédio é principal violência a meninas em ambiente virtual
Entenda as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica
Simão Dias receberá Centro de Especialidades Médicas e Base do Samu