Aracaju, 29 de novembro de 2021

Saúde Estadual leva Carreta do Homem aos municípios sergipanos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com alguns municípios que solicitaram a Carreta do Homem, está promovendo ações de saúde voltadas ao público masculino, a exemplo do rastreamento do câncer de próstata. Nesta terça-feira, 16, a Carreta foi a Ilha das Flores, terceiro município do cronograma, onde foram realizados, 30 exames Antígeno Prostático Específico (PSA), nove ultrassonografia de próstata (USG), 15 USG abdominal, 17 testes rápidos e 12 consultas com a enfermagem.

A Ação teve início na última terça-feira, 09, em Japaratuba. Neste município foram realizados 51 exames Antígeno Prostático Específico (PSA), 44 ultrassonografia. A Carreta do Homem também foi na última quinta-feira, 11, a General Maynard, onde foram feitos 58 testes rápidos, 111 consultas médicas, 34 consultas odontológicas, 75 exames PSA e 14 consultas com o nutricionista no público masculino.

Na sequência, a Carreta do Homem segue para os municípios Cedro de São João (17/11), Japoatã (18/11), Cumbe (24/11), Maruim (26 e 27/11), Rosário do Catete (30/11), Lagarto (02/12), Divina Pastora(07/12) e Capela (09/12). “Nossa meta é promover a saúde integral do homem, aproveitando a campanha do Novembro Azul para trazê-lo para o serviço, embora o foco maior seja a prevenção do câncer de próstata”, enfatizou a assessora técnica da CEAA/DAEU/SES, Samira Silva Almeida.

Material educativo

A Secretaria de Estado da Saúde junto com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), elaborou material educativo para ser distribuído com a sociedade, embora dirigido especialmente ao público masculino. Nos folders, orientações sobre como cuidar da saúde e informações sobre os cânceres de próstata, pênis e testículo. Também apontam as principais causas que levam ao óbito precoce do homem.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

39 famílias retiradas de casas em áreas de risco após fortes chuvas em Canindé de São Francisco
Estudantes  universitários de Carira recebem ônibus adquirido com emenda de Alessandro Vieira
Hospital de Urgências de Sergipe abre processo seletivo de 16 vagas para Residência Médica
Gracinha participa de 24ª Conferência Nacional da Unale