Aracaju, 22 de janeiro de 2022

Vereador protocola Projeto de Lei que proíbe comercialização e uso do cerol em Aracaju

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O vereador Fabiano Oliveira (PP) começou seu discurso emocionado no Grande Expediente desta quinta-feira, 18. “Nessa semana eu perdi minha prima, vocês devem ter acompanhado o caso da mulher que morreu vítima de acidente com linha de cerol. O acidente que vitimou a senhora Ana Estela Menezes Oliveira, 51 anos, ocorreu no bairro Coroa do Meio, zona sul de Aracaju, quando ela estava a caminho da casa da mãe. Ela morreu no local”, desabafou.

“Para quem não sabe, o Cerol é uma mistura de cola de madeira com vidro moído que é passado nas linhas dos papagaios e pipas com a intenção de cortar a linha das pipas de outros ‘empinadores’. Esta mistura faz com que a linha se torne uma verdadeira navalha causadora de muitas cicatrizes, mutilações e acidentes fatais. Minha prima foi uma das vítimas!”, completou o parlamentar.

Fabiano entende que a prática de soltar pipas é uma tradição em todo país, mas reforça que existem riscos para toda população.

“Também são utilizadas variações de pó cortante, o mais comum é o pó de ferro que tem um agravante por conduzir eletricidade quando toca nos fios de alta tensão provocando choques elétricos, que podem culminar com o óbito de quem solta as pipas”, acrescentou.

“Diante dessa tragédia e pensando em evitar tantas outras, protocolei um Projeto de Lei (PL n° 282/2021) no dia de ontem, 17, que dispõe sobre a proibição de industrialização, comercialização, armazenamento, transporte, distribuição, manipulação e uso de cerol, “linha chilena” ou de qualquer material cortante utilizado para empinar papagaios, pipas ou semelhantes”, finalizou o parlamentar.

Foto César de Oliveira

por Hivy Rhafaella

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Escola de Artes Valdice Teles abre inscrições para 685 vagas em diversos cursos
Defesa Civil segue monitorando municípios sergipanos margeados pelo Rio São Francisco
Provas do Enem 2022 serão aplicadas no mês de novembro; confira todo cronograma
Prefeitura abre novo edital para eleição do Conselho da Previdência