Aracaju, 29 de março de 2024

Operação atende mais de 16 mil idosos vítimas de violência no país

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Ministério da Justiça e Segurança Pública apresenta resultados da Operação Vetus II. Julio Danilo Souza Ferreira, Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública, Carlos Alberto Fazzio, Coordenador-Geral de Planejamento Operacional do MJSP, Alfredo Carrijo, Secretário de Operações Integradas do MJSP,  Vandervaldo Gonçalves Lima, Coordenador-Geral da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do MMFDH, Fernanda Antonucci, delegada da Polícia Civil do Amazonas.

Trabalho resultou na prisão de mais de 440 agressores

da Agência Brasil

Uma ação nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atendeu mais de 16 mil idosos vítimas de violência em todo o país. O balanço foi apresentado nesta quinta-feira (18) pela pasta. Ao todo, a Operação Vetus II resultou na prisão de 444 pessoas acusadas de crimes de agressão, maus-tratos, abandono de incapaz e tortura.

O  trabalho teve início no dia 15 de outubro com foco no combate à violência contra idosos e mobilizou as polícias civis e militares de todo o país, com exceção do estado da Bahia. Na média, foram atendidos 485 idosos por dia durante esse período.

Segundo o MJSP, a ação abrangeu 2.788 municípios brasileiros, com a apuração de 14.908 denúncias do Disque 100, canal mantido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e de canais locais de denúncias contra a violência.

As denúncias feitas por meio do Disque 100 são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes.

A Operação Vetus II também efetuou o resgate de 157 vítimas e fez 15.488 visitas a abrigos e residências de vítimas. Foram solicitadas 1.035 medidas protetivas e cumpridos 229 mandados de busca e apreensão, e de prisão.

O ministério destacou que, entre as violências constatadas, estão prisões em flagrante por cárcere privado e tortura e abandono de de incapaz. Também foram registrados casos de parentes que deixaram idosos passando fome e se apropriaram de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebidos pelas vítimas.

A violência contra o idoso é crime e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa.

Em 2020, a primeira edição da Operação Vetus teve 569 pessoas presas, 14.907 visitas realizadas e 874 medidas protetivas cumpridas. Foram 13.424 denúncias de violência contra idosos apuradas em todo o país.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também