Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

CRIE disponibiliza vacinas para profissionais de saúde

8

Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), localizado no prédio anexo ao Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), oferta atualmente 16 vacinas e quatro categorias de imunoglobulinas específicas para pacientes, profissionais de saúde e pessoas que possuem necessidades específicas de imunização, que não são ofertadas pelas Unidades Básicas de Saúde. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.

A médica, Márcia Estela Lopes, destaca a importância do órgão e as principais necessidades apresentadas pelos usuários na unidade. “Somos também responsáveis por garantir os mecanismos necessários para investigação, acompanhamento e elucidação dos casos de eventos adversos pós-vacinais e pela aplicação do Palivizumabe, além de pacientes com doenças crônicas e/ou com o sistema imunológico comprometido por conta de imunodeficiências congênitas, ou adquiridas (HIV/Aids), câncer, transplantes de órgãos sólidos ou medula óssea e imunodepressão terapêutica”, destaca.

Profissionais de Saúde

Os profissionais de saúde também têm direito a vacinação, devido à vulnerabilidade pela exposição provocada no ambiente de trabalho de forma cotidiana, pois, estão direta ou indiretamente expostos a diferentes e diversos microrganismos, que podem gerar quadros de infecção. Portanto, é de suma importância que os profissionais da área da saúde recebam orientação e se imunizem. Uma medida preventiva subsidiada pela legislação que trata da saúde do trabalhador. Entre as vacinas indicadas para esta classe profissional estão a Hepatite B, Influenza, Tríplice Viral, Antitetânica, Pneumocócica 23, Hepatite A e Meningocócica C, além da Varicela.

O Crie não trabalha com demanda espontânea, mas a partir do encaminhamento de um médico especialista, ou seja, para as pessoas com comorbidades e indicação de diagnóstico, é obrigatório o agendamento pelo telefone 3259 – 3656. Também é preciso apresentar o número do cartão SUS, caderneta de vacinação e laudo médico com o diagnóstico e indicação das vacinas.

Fotos: Valter Sobrinho

Leia também