Aracaju, 29 de novembro de 2021

Terceira dose da vacina contra a Covid reforça imunidade principalmente em grupos de risco

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

No último dia 16, o Ministério da Saúde anunciou que a terceira dose da vacina contra a Covid-19 deverá ser aplicada em todos os brasileiros maiores de 18 anos.  Até o momento, a chamada dose de reforço estava destinada apenas a uma parcela da população.

A médica infectologista cooperada Unimed Sergipe, Márcia Maria Macêdo, explica que o reforço é necessário neste momento, principalmente diante do surgimento de mutações do vírus, chamadas de variantes.

“As vacinas contra Covid-19 são seguras e altamente eficazes, incluindo casos graves, e salvam  vidas.  No entanto, o surgimento de novas variantes que aumentam a transmissibilidade da doença Covid-19, como a delta, poderiam por em risco os indivíduos mais susceptíveis como os idosos e imunossuprimidos, que podem não apresentar resposta de anticorpos suficiente como defesa. Com a dose de reforço há melhora da resposta imune”, explica  Márcia.

Anteriormente, o reforço era indicado apenas para maiores de 60 anos, profissionais da saúde e pessoas com problemas no sistema imunológico. O que também mudou foi o intervalo de tempo entre a segunda dose e a dose de reforço, que caiu de seis para cinco meses.

O Governo Federal assegura que há doses suficientes para a terceira aplicação, que já começou a ser ofertada em todo o país. “A terceira dose ou reforço pode ou não coincidir com o esquema tomado previamente. Atualmente, a preferência é que a terceira dose seja da Pfizer”, afirma a infectologista.

Por Pabulo Henrique

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Conselho de Psicologia estabelece prazo para adequação de serviços na Hapvida  
Dermatologista orienta sobre cuidados com a pele durante o Verão
39 famílias retiradas de casas em áreas de risco após fortes chuvas em Canindé de São Francisco
Estudantes  universitários de Carira recebem ônibus adquirido com emenda de Alessandro Vieira