Aracaju, 28 de janeiro de 2022

Ministro da Educação visita Sergipe e conhece as instalações da Universidade Tiradentes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Unit é a única instituição de ensino superior privada de Sergipe que fez parte da agenda do Ministro

Nesta sexta-feira, 26, a Universidade Tiradentes (Unit) recebeu a visita do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que cumpre agenda oficial em Sergipe até o dia 28. O ministro e sua comitiva foram recebidos por representantes da Unit e do Grupo Tiradentes, conheceram a história da instituição e dos seus fundadores e foram apresentados a espaços de inovação, pesquisa e extensão da universidade, como o Instituto de Tecnologia e Pesquisa e o Tiradentes Innovation Center. A Unit foi a única instituição de ensino superior privada do estado que fez parte da agenda do Ministro.

Segundo o reitor da Unit e fundador do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, a visita do ministro representa um prêmio para a instituição, pelo apoio que o Ministério da Educação (MEC) oferece para a autorização e funcionamento dos cursos de graduação e pós-graduação. “Queremos apresentar à sua excelência o trabalho que nós realizamos em todos os setores da universidade, mostrando a capacidade da Unit de prestar um serviço à altura da posição que ela tem. Uma estrutura de uma universidade que não se preocupa só com a sala de aula, mas também tudo o que nós fazemos em tecnologia, em extensão e de participação fora do Brasil”, disse.

Para o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a Unit tem deixado um legado, por oferecer uma educação de qualidade a todas as pessoas que já passaram por ela, mas está à frente do seu tempo na questão da inovação. “Sempre que venho para Aracaju, sou surpreendido. E, dessa vez, mais uma vez, com  a iniciativa de empresários que têm não somente o lucro como objetivo, mas sobretudo um legado. Herança é o que a gente deixa para os nossos familiares, mas legado é o que a gente deixa nos familiares. Ele [professor Uchôa] tem deixado um legado. A educação é algo transformador e estou muito feliz por tudo que eu tenho visto aqui. Vejo que ela não fica só estacionada nas glórias do passado, mas está olhando para o futuro. Gente que gosta da educação é do meu tipo. Educação não tem partido. Temos que olhar o bem dessa juventude”, afirmou.

Além de conhecer a estrutura de uma universidade referência, durante a visita também foram apresentadas ao ministro as instalações do Decós Day Hospital, local onde os alunos de cursos da Saúde fazem estágios supervisionados por professores e atendem a comunidade sergipana; o Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e criado em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes) e Petrobras; e o Tiradentes Innovation Center, instalados no campus Unit Farolândia.

“A Unit é uma referência no cenário nordestino. Apresentamos ao ministro nosso Instituto de Pesquisa e o Tiradentes Innovation Center. Ele teve a oportunidade de conhecer, além de uma instituição de ensino, como ela interliga outras instituições como o Decós Day Hospital, para prestar um serviço de qualidade para nossos alunos e sociedade. Essa é uma confirmação da importância da Unit no cenário nacional como uma instituição que preza pela qualidade, pelo alinhamento da experiência do aluno e também por exercitar a sua missão, que é inspirar as pessoas a inspirar horizontes”, enfatizou o presidente  do Grupo Tiradentes, Luciano Kliemaschewsk Marinho.

De acordo com o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento, a Unit possui uma grande contribuição para a educação no estado, tanto no ensino superior quanto na educação de base. “Nós capacitamos professores da rede pública e privada nas novas tecnologias digitais para o enfrentamento desse período de aulas remotas, por exemplo. Temos uma estrutura, além de graduação e pós-graduação, um Instituto de Tecnologia e Pesquisa, um centro de educação voltado para educação básica, ou seja, os futuros alunos que estarão aqui fazendo um curso superior. Então, essa foi uma oportunidade de o ministro conhecer essa grande instituição do ensino superior do Estado de Sergipe”, concluiu.

Assessoria de Imprensa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

TJSE restringe atividades presenciais com rodízio de 50% dos servidores até 06 de março
Dia da Visibilidade Trans marca ações da mandata de Linda Brasil
“É enfim mais um passo pela garantia do direito do povo à saúde”, diz Gracinha Garcez sobre reinauguração no Cirurgia
Ação de vândalos compromete abastecimento de água em Feira Nova e Nossa Senhora da Glória