Aracaju, 24 de janeiro de 2022

Plano Plurianual 2022-2025 é apresentado aos vereadores de Aracaju na Câmara Municipal

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou uma Audiência Pública na manhã desta segunda-feira, 29, para discutir o Plano Plurianual (PPA) no exercício 2022 – 2025. O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Aracaju, Augusto Fábio, fez a explanação do Plano aos vereadores presente na audiência. Vale ressaltar que ainda haverá discussões em plenário sobre o planejamento do PPA.

Augusto Fábio explicou o que o PPA nasce com os problemas e demandas da sociedade que vai para um planejamento da Prefeitura e é um programa de médio e longo prazos. “Nós sempre colocamos uma consulta pública para a população aracajuana contribuir, onde, através do site da Prefeitura, participam da elaboração desse Plano, como também da Lei de Diretrizes Orçamentárias. O grande desafio é gerir uma visão para o futuro para que a gente possa trazer um equilíbrio financeiro e fiscal”, explicou.

Segundo o secretário, o PPA é o assunto mais importante da Gestão Pública, já que faz parte do Ciclo Orçamentário. “Essa é a forma de conduzir um trabalho técnico, respeitando os poderes e contribuindo com a  sociedade. O PPA norteará as Leis Orçamentárias até 2025. É de fundamental importância que essas leis estejam fundamentadas no PPA. Esse Planejamento Estratégico permitirá que a gente entregue um maior número de ações e produtos à sociedade. Assim, teremos uma saúde mais eficiente, uma ação social mais efetiva, ainda mais nesse período nesse pós-pandemia. O planejamento foi fundamental para que Aracaju superasse esse desafio do enfrentamento da pandemia”, avaliou.

O coordenador de planejamento da Secretaria, Leilton Almeida, justifica que as projeções do PPA 2022-2025 são baseadas no Produto Interno Bruto Real (PIB) e no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). E, segundo o técnico, a pandemia afetará diretamente os orçamentos e planejamentos dos municípios. “Utilizamos como base os anos anteriores; ou seja, 2021 ainda é um ano instável em função da inflação gerada pela pandemia”, disse.

Apartes

Ao abrir os questionamentos para os parlamentares, o vereador Isac Silveira (PDT) quis saber se o aumento da arrecadação do município poderia gerar reajustes nos salários dos servidores públicos. Já a vereadora Linda Brasil (PSOL) disse estar satisfeita que a segurança alimentar está bem contemplada no planejamento do PPA, mas questiona o porquê da queda no orçamento para mobilidade urbana. O vereador Pastor Diego (PP) falou sobre a diretriz para programas sociais e se existe alguma previsão de programa de renda básica fixa para os próximos quatro anos, considerando a pandemia. A vereadora Professora Ângela (PT) indagou o secretário sobre o reajuste dos servidores.

O que é PPA?

O Plano Plurianual – PPA é o documento que define as prioridades de um Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.

O planejamento governamental é uma atividade permanente da administração pública, além de se constituir em função essencial de Estado. O processo de planejamento compreende a escolha de políticas públicas capazes de combater os problemas enfrentados pela sociedade em um ambiente no qual os recursos (financeiros, organizacionais, informacionais e tecnológicos) são limitados.

É por meio dele que se definem os rumos pretendidos, no caso do governo federal, para o País. Entre as múltiplas funções desempenhadas pelo planejamento, merece destaque sua contribuição para expressar as prioridades de governo.

Estabelecer diretrizes, objetivos e metas para a administração pública é tarefa que combina aspectos políticos e técnicos. Nesse sentido, ainda que as diretrizes sejam fixadas pelos atores políticos, é indispensável que os compromissos a serem formalizados na Lei do PPA observem critérios e procedimentos legais e técnicos, de

forma a garantir viabilidade, confiabilidade e efetividade ao planejamento.

Foto Gilton Rosas

Por Agencia CMA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Senar Sergipe abre inscrições para cursos profissionalizantes
Senadora destaca a importância da ajuda de custo para UTI
ITPS alerta para nova portaria do Inmetro que desobriga padronizar instalação de taxímetros
Chuva ocorrerá nas próximas 24h em todo estado e índice pluviométrico pode chegar à 50 milímetros