Aracaju, 22 de janeiro de 2022

PL de Dr. Samuel autoriza Governo a criar Central Ecumênica para dependentes químicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O PL 235/2021 de autoria do deputado estadual Dr. Samuel Carvalho pode criar, em Sergipe, a Central Ecumênica através do Governo do Estado. A propositura está tramitando na Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE) e torna a religiosidade uma política pública destinada à abordagem, recepção, recolhimento, encaminhamento, tratamento, recuperação e ressocialização de dependentes químicos.

Conforme explica o parlamentar, a criação da Central Ecumênica seria em acordo com entidades religiosas sem fins lucrativos, que estarão cadastradas junto a Central Ecumênica.

“Estudiosos afirmam que a religiosidade, independentemente da religião professada, facilita a recuperação da dependência de drogas e diminui os índices de recaída de pacientes. A simples frequência a cultos e missas já contribui para diminuição do consumo de drogas, como a cocaína, sem que haja necessariamente, um tratamento formal nesses locais’, disse o deputado.

O PL dispõe que será observada e respeitada a orientação religiosa do dependente químico recepcionado ou recolhido, depois de consultado, para posteriori ser encaminhado à entidade religiosa com a qual se identifique.

“A religiosidade pode auxiliar no processo de recuperação devido ao aumento do otimismo, percepção do suporte social, resiliência, diminuição dos níveis de estresse e ansiedade. Portanto, se faz necessário a criação de um sistema que possa ajudar todas essas pessoas. A central, por exemplo, estimularia a procura voluntária de dependentes em drogas para a realização de tratamento, já que são diversas as organizações religiosas que prestam serviço de grande relevância”, explicou Dr. Samuel.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Escola de Artes Valdice Teles abre inscrições para 685 vagas em diversos cursos
Defesa Civil segue monitorando municípios sergipanos margeados pelo Rio São Francisco
Provas do Enem 2022 serão aplicadas no mês de novembro; confira todo cronograma
Prefeitura abre novo edital para eleição do Conselho da Previdência