Aracaju, 28 de janeiro de 2022

ITPS interdita 140 mil metros de fios e cabos elétricos com indícios de irregularidade em estabelecimentos comerciais de Aracaju

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Fios e cabos elétricos com indícios de irregularidades foram interditados pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) durante uma operação especial realizada entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro em estabelecimentos comerciais de Aracaju.

A operação denominada Energia Segura ocorreu simultaneamente em diversos estados do país com objetivo de retirar do mercado fios e cabos elétricos que não obedeciam aos padrões de segurança estabelecidos pela legislação do Inmetro. Em Sergipe, a ação contou com apoio da Polícia Civil e do Procon Estadual.

O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, explica que durante a operação, os agentes fiscais do ITPS utilizaram um equipamento portátil, que permitiu identificar in loco a resistência dos fios e cabos elétricos. “Além da inspeção visual, na qual se observa a presença do selo do Inmetro, seu registro e das informações do fabricante, os agentes fiscais testaram, ali mesmo no estabelecimento, por meio do microhmímetro, a resistência elétrica dos produtos. A partir dos resultados, foi possível interditar os fios e cabos com resistência fora dos padrões, evitando, desta forma, que os consumidores levem para casa produtos que causem riscos à sua segurança”.

O novo equipamento permite a implantação das fiscalizações técnicas e mais efetivas, ampliando a proteção ao consumidor e a justa concorrência entre os comerciantes. “Infelizmente, alguns fabricantes utilizam na fabricação de fios e cabos uma quantidade de cobre inferior ao valor estabelecido pela legislação. Essa prática eleva a resistência desses produtos, promovendo o aumento do consumo de energia elétrica e ocasionando o mau funcionamento dos aparelhos, o superaquecimento dos fios, além do risco de curto-circuito e incêndio”, detalha o diretor-presidente.

Durante a Operação Energia Segura, os agentes fiscais do ITPS percorreram 19 estabelecimentos em Aracaju e região metropolitana. Além da interdição de 140 mil metros de fios e cabos elétricos, foram coletados 5 mil metros, que serão submetidos a ensaios de resistência, desta vez em laboratório com temperatura de 20°, conforme a norma NBR NM-280. Pela legislação, caso as irregularidades sejam confirmadas, o fabricante será notificado e poderá sofrer penalidade que varia de advertência à multa que pode chegar a R$ 1,5 milhão.

“Vale ressaltar que os comerciantes são as primeiras vítimas desses maus fabricantes, pois acabam comprando esses produtos acreditando na boa fé. Sendo assim, de acordo com a legislação, todas as penalidades são imputadas aos fabricantes e sem prejuízos aos comerciantes”, completa o diretor-presidente Kaká Andrade.

Orientações

A gerente executiva de Metrologia e Qualidade Industrial do ITPS, Maria Inêz de Almeida, orienta que, no momento da compra, os consumidores observem atentamente o produto. “Na embalagem, é importante que o consumidor observe a presença do selo do Inmetro e das informações do fabricante em língua portuguesa, assim como o número do registro, que pode ser consultado no site registro.inmetro.gov.br. Como em qualquer outro produto, a orientação também é não levar para casa, se a embalagem estiver violada. Outro detalhe importante é que se a compra do fio ou cabo for fracionada, o consumidor deve observar se o produto possui em toda a sua extensão, de forma indelével, as informações do fabricante, que devem ser as mesmas que estão presentes  na embalagem”, detalha.

Em caso de dúvidas e de denúncias, os consumidores e também os comerciantes podem entrar em contato com a Ouvidoria do ITPS, por meio do telefone (79) 3179 8055 e do e-mail [email protected] Para atendimento presencial, os interessados devem se dirigir à sede do ITPS, que fica na Rua Campo do Brito, 371, bairro 13 de Julho, em Aracaju.

Foto assessoria

Por Verlane Estácio

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

TJSE restringe atividades presenciais com rodízio de 50% dos servidores até 06 de março
Dia da Visibilidade Trans marca ações da mandata de Linda Brasil
“É enfim mais um passo pela garantia do direito do povo à saúde”, diz Gracinha Garcez sobre reinauguração no Cirurgia
Ação de vândalos compromete abastecimento de água em Feira Nova e Nossa Senhora da Glória