Aracaju, 27 de janeiro de 2022

8 UBSs abrirão para vacinação covid e serviços no sábado

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A vacinação contra a covid-19 para todos os públicos segue avançando na capital e no próximo sábado, dia 11, a Prefeitura de Aracaju disponibilizará o imunizante em oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h, as quais ofertarão, também, atendimentos específicos voltados à saúde da mulher, como exames e testes rápidos.

Funcionarão as UBSs: Augusto Franco, Celso Daniel, Ávila Nabuco, Fernando Sampaio, Dona Jovem, Eunice Barboza, João Oliveira Sobral e José Calumby. De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, a campanha de imunização contra covid busca atingir, sobretudo, aqueles que estão aptos, mas ainda não foram tomar a primeira dose, além de alertar para a necessidade de completar o esquema vacinal com as duas doses e mobilizar aqueles que já podem receber a dose de reforço.

“Para receber o imunizante contra a covid-19 basta levar documento de identificação com foto e CPF, comprovante de residência de Aracaju e cartão de vacinação, se tiver. No caso das gestantes, puérperas e lactantes, também deve ser apresentado algum documento que comprove a condição de cada uma. As mesmas UBSs da vacinação da covid, estão inseridas no Sábado Saudável, e ofertarão exames clínicos das mamas, exames citopatológicos (lâmina) e agendamentos de mamografias, além de testes rápidos para covid-19, hepatites virais e gravidez”, explica.

Vacinação no sábado

1ª dose

Adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, que ainda não se vacinaram, podem receber sua primeira dose.

Repescagem

A população adulta, a partir dos 18 anos (incluindo gestantes, puérperas e lactantes), que perdeu o prazo para receber sua primeira dose, também pode buscar as Unidades.

D2 AstraZeneca e CoronaVac

As pessoas que já estão aptas a receber a segunda dose de AstraZeneca e CoronVac também podem ir as Unidades.

Segunda dose Pfizer

Aqueles que foram vacinados com a primeira da  Pfizer há mais de 21 dias, podem antecipar sua aplicação.

Dose de reforço

Toda a população 18+ que tomou a segunda dose até 7 de agosto, imunossuprimidos 18+ com D2 recebida há 28 dias, e profissionais de saúde vacinados também com a segunda dose até 7 de agosto, estão aptos a receber a dose de reforço.

Atendimento as mulheres

Segundo a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos, essas ações aos sábados são ferramentas importantes na conscientização acerca da necessidade de cuidar da saúde feminina, o que acaba sendo também uma questão de saúde pública.

“Muitas das ações realizadas aos sábados já são de rotina nas Unidades, mas nem sempre a mulher tem oportunidade de buscar o serviço na semana. Quando o câncer é detectado, fazemos todo o encaminhamento para as unidades de alta complexidade, gerenciadas pelo Estado”, enfatiza.

Dados

O Sábado Saudável surgiu no cronograma da Campanha do Outubro Rosa, e o projeto foi estendido pela Prefeitura de Aracaju devido à solicitação das usuárias da rede. Em novembro, as oito UBSs funcionaram no dia 20 e realizaram 1.751 procedimentos, entre exames citopatológicos (lâmina), agendamentos de mamografias, teste rápido covid-19 e vacinação.

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais mata em mulheres e homens, embora, nesses últimos, com menor incidência. O Município dispõe de serviços, tanto na Rede de Atenção Básica, quanto na Rede Especializada, e contam com profissionais de saúde preparados para o acolhimento dessas pacientes que apresentam sintomas ou os que desejam realizar consultas e exames preventivos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Famílias da zona rural recebem subsídio pra comprar imóveis, Em Sergipe, foram 8 contratos que somaram R$ 627 mil
Secretaria de Estado da Saúde recebe 48.550 doses de vacinas contra a Covid-19 nesta quinta
Aracaju recebe 21 mil testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde a pedido da FNP
Campanha de combate à Hanseníase oferece exames à população no Hospital Universitário