Aracaju, 27 de janeiro de 2022

Conselho da Igualdade Racial abre seleção para sociedade

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 10 e 17 de dezembro

O Conselho Municipal de Participação e Promoção da Igualdade Racial (Comppir), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, abriu Edital de Chamamento Público Nº 02/2022 para a seleção de novos representantes de movimentos e entidades da sociedade civil sem fins lucrativos para o biênio 2022/2024.

Ao total, serão preenchidas oito vagas. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 10 e 17 de dezembro. De acordo com o presidente do Comppir, Carlos Augusto Conceição, militante há mais de 20 anos do Movimento Negro Unificado (MNU), os desafios trazidos pela pandemia do coronavírus adiou a realização de uma nova eleição.

“Os mandatos dos antigos membros encerraram e por conta da pandemia não foi feita uma nova eleição em tempo hábil, como propõe o regimento interno. O Conselho trata especificamente das pautas relacionadas a negros e negras do nosso município. Neste momento em que sofremos ataques racistas, é importante que o Comppir seja recomposto e as organizações que pleiteiam por uma vaga façam suas inscrições para agregar um Conselho fundamental em Aracaju”, explica.

Poderão se inscrever os movimentos e entidades que comprovarem atuação no enfrentamento ao racismo, na promoção da igualdade racial, na defesa, garantia e ampliação dos direitos da população negra e de outros segmentos étnico-raciais e tenham pelo menos três anos de funcionamento, com atuação no município de Aracaju, comprovada a execução de ações e/ou atividades de âmbito municipal.

As oito vagas estão distribuídas da seguinte forma: três representantes de entidades religiosas afro-brasileiras; três representantes de movimentos culturais e sociais afro-brasileiros e indígenas; um representante da mulher negra que participa de movimentos culturais, sociais, afro-descendentes, indígenas e comunidades tradicionais; e um representante que desenvolve atividades para a população jovem. Cada movimento ou entidade poderá concorrer a apenas uma categoria por vaga.

O processo seletivo é composto por três etapas: inscrição, habilitação e seleção, sendo essa última efetivada por eleição, na qual votam e são votados os movimentos e as entidades inscritas e considerados habilitadas no Comppir.

A seção eleitoral ocorrerá no dia 23 de dezembro deste ano (quinta-feira), das 8h às 17h, na sede do Comppir, na Casa dos Conselhos Municipais, situada na rua Pacatuba, 66, no Centro, em frente à Praça Camerino. Posteriormente, será publicada no Diário Oficial do Município e no site oficial da Prefeitura de Aracaju a lista de movimentos ou entidades eleitos.

Documentos para inscrição

Os documentos deverão ser entregues até o dia 17 de dezembro de 2021 (sexta-feira) na sede do Comppir, de 9h às 12h, com o número do Edital indicado no exterior do envelope:

1- Ficha de inscrição disponibilizada em anexo no edital;

2- Estatuto ou Carta de princípios (se houver);

3- CNPJ e Ata de Eleição da Diretoria atual (se houver);

4- Na ausência dos documentos “2” e “3”, Carta de Apresentação assinada pelos diretores de duas instituições sociais reconhecidas ou por duas autoridades públicas, atestando o funcionamento da rede ou organização há pelo menos dois anos e a sua atuação no município de Aracaju;

5- Relatório simples de atividades nos últimos dois anos, acompanhado de comprovantes, tais como, fotos, links, folders, cartazes, cartilhas, dentre outros, que podem ser impressos ou apresentados em CD, pen-drive ou outra mídia.

Matéria e fotos: Ascom/Assistência Social

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Famílias da zona rural recebem subsídio pra comprar imóveis, Em Sergipe, foram 8 contratos que somaram R$ 627 mil
Secretaria de Estado da Saúde recebe 48.550 doses de vacinas contra a Covid-19 nesta quinta
Aracaju recebe 21 mil testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde a pedido da FNP
Campanha de combate à Hanseníase oferece exames à população no Hospital Universitário