Aracaju, 22 de janeiro de 2022

Vereadores poderão indicar Emendas Impositivas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Durante a Sessão Extraordinária desta terça-feira, 14, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), apelou para que os parlamentares aprovassem o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 3/2021, que concede aos 24 vereadores o direito a indicar Emendas Impositivas ao Orçamento de Aracaju. A propositura foi aprovada com 19 votos favoráveis e quatro contrários.

As Emendas individuais integrarão o orçamento do Poder Executivo, no ano subsequente, sendo indicadas pelos vereadores da Câmara Municipal de Aracaju para realização de obras nos bairros em atendimento às demandas recebidas junto às comunidades. O valor estimado da propositura pode chegar a 1,2% da receita corrente líquida, sendo 0,6% destinado para a área da saúde e 0,6% para os demais serviços públicos.

O presidente da Casa destacou o fortalecimento e a independência do Poder com a aprovação do Projeto. “Estou há seis mandatos e nunca consegui que a Prefeitura asfaltasse o Beco do Alecrim, na rua de Simão Dias, local onde nasci. Este é um novo momento da Câmara Municipal de Aracaju. São vários vereadores que necessitam ficar nas secretarias solicitando melhorias que nunca chegam”, destacou Nitinho.

O parlamentar ainda justificou a iniciativa e apelou para que os vereadores aprovassem o projeto de emenda. “Está previsto na Constituição as emendas impositivas. Aqui é um parlamento e precisamos ser respeitados, devemos nos dar valor. Não sou contra o prefeito Edvaldo, o projeto é importante para a Casa e dará mais autonomia para os parlamentares trabalharem e não ficarem refém da Prefeitura”, frisou.

Apartes

O primeiro a apartear o discurso do presidente foi o vereador Breno Garibalde (DEM). “Fico feliz em estar vivendo este momento, espero a unidade da Casa, para aprovar esta emenda que vai colocar de forma igualitária todas, seja situação e oposição”.

Seguindo a mesma linha de pensamento, Ricardo Vasconcelos (Rede) solicitou que a taquigrafia colocasse o discurso de Nitinho em caixa alta. “Espero que a taquigrafia coloque seu discurso em caixa alta. É um momento histórico, é bom para o Executivo, é bom para os parlamentares e melhor ainda para a população”, destacou.

O vereador Anderson de Tuca (PDT) ressaltou a importância da Emenda. “Não tenho dúvida que estamos fazendo história. Estou há três mandatos na Casa e ainda falta muita coisa no Siqueira Campos. Passamos por situações vexatórias, porque a população pede, apela e não conseguimos levar as melhorias. Mesmo com todas as minhas dificuldades, vim aqui para votar favorável. Nitinho, seu nome está fazendo história na Câmara”, ponderou.

O vereador Palhaço Soneca (PSD) externou toda sua emoção em votar favorável a propositura. “Estou aqui me tremendo só que de felicidade. Agora poderei fazer muito mais pela população, principalmente para minha comunidade da Soledade”.

Os parlamentares Joaquim da Janelinha (PROS) e Eduardo Lima (Republicanos) falaram do novo momento que as comunidades irão vivenciar. “Estou muito feliz, nós que viemos dos bairros e de comunidades, será nossa chance de fazer a diferença”, disse Joaquim.

Ricardo Marques (Cidadania) parabenizou Nitinho pelo discurso. “Esta Câmara tem que ser protagonista da história de Aracaju. Somos mentes pensantes, temos nossas ideias e não podemos colocar em prática. Agora, poderemos de fato fazer algo pela população”.

Pastor Diego (PP) e Isac Silveira (PDT) elogiaram o projeto. “Hoje não fala um político, fala um líder que está preocupado com a força do Poder. Parabéns presidente Nitinho”, disse Diego sendo complementado por Isac. “A vida sempre se renova, a nossa forma de pensar está se renovando agora. Parabéns pela coragem e independência, Nitinho”.

Foto Gilton Rosas

Fonte: CMA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Escola de Artes Valdice Teles abre inscrições para 685 vagas em diversos cursos
Defesa Civil segue monitorando municípios sergipanos margeados pelo Rio São Francisco
Provas do Enem 2022 serão aplicadas no mês de novembro; confira todo cronograma
Prefeitura abre novo edital para eleição do Conselho da Previdência