Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Docente da Unit figura, pelo segundo ano consecutivo, na lista de pesquisadores mais influentes do mundo

8

Farmacêutica Patrícia Severino foi citada em levantamento feito pela Universidade de Stanford que classifica pesquisadores de todo planeta e avaliou o impacto do trabalho de mais de seis milhões de pesquisadores

De acordo com levantamento feito por pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA), a farmacêutica e docente da Universidade Tiradentes Patrícia Severino está na lista de pesquisadores mais influentes do mundo. A relação classificou pesquisadores de todo o planeta a partir de critérios como produtividade acadêmica e número de citações recebidas de suas publicações, com destaque para os últimos cinco anos.

A mestra e doutora em Engenharia Química faz parte do ranking – que avaliou o impacto do trabalho de 6,9 milhões de pesquisadores e listou 159.683 pesquisadores mais influentes do mundo. Esse é o segundo ano consecutivo que Patrícia figura na lista de autores mais citados. “Acredito que esse reconhecimento é o reflexo de muito trabalho, empenho e dedicação realizada com muitas mãos. Isso só foi possível com a parceria de muitos professores, pesquisadores, discentes da nossa instituição e de instituições parceiras nacionais e internacionais. Também devo ressaltar que o financiamento de vários órgãos como BNB, CNPq, Capes, Fundação Carolina entre outros foram primordiais para executar o trabalho de excelência”, ressalta.

Há quase sete anos na Universidade Tiradentes, Patrícia fez mestrado e doutorado em Engenharia Química na área de Desenvolvimento e Processos Biotecnológicos e durante o pós-doutoramento, ainda na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, recebeu o convite para conhecer a Unit e foi convidada para participar do quadro da instituição de ensino como professora e pesquisadora. Após alguns meses, também entrou no quadro de pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP.

“A Unit abriu as portas para eu iniciar a carreira como professora e pesquisadora em 2014. Minha eterna gratidão a todos que proporcionaram essa oportunidade. Nessa instituição eu aprendo todos os dias com os colegas, alunos, colaboradores. Nela tive oportunidades que proporcionaram crescimento e defino a Unit como primordial para meu aprimoramento dos conhecimentos, fornecendo oportunidades e infraestrutura”, reflete Patrícia.

Patrícia atribui o seu sucesso na área acadêmica fazendo uma relação com a felicidade cotidiana ao exercer sua profissão. “Para mim é ser feliz realizando meu trabalho dando o melhor com o que disponho. Nesse sentido, eu penso que foi o conjunto de características desenvolvi ao longo dos anos planejando cada passo a ser realizado pautado no empenho, dedicação, renúncias e sempre buscar estar fora da zona de conforto para ultrapassar o limite do conhecimento e fazer ciência com qualidade e com parceiros que têm o mesmo propósito”.

Ela ressalta que  o caminho não foi linear e que precisou enfrentar inúmeros obstáculos. “Empregar as soft skills desenvolvidas no caminho foi tão importante quanto o conhecimento científico. Também não poderia deixar de ressaltar que manter o equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira foi desafiador, mas consegui com o enorme amparo proporcionado pela minha família, amigos e namorado”, revela.

Sobre o impacto da sua conquista para os alunos, especialmente os do curso de Farmácia na Unit, Patrícia espera que o seu sucesso inspire futuros pesquisadores. “Creio que os alunos têm referência para seguirem e busco sempre salientar que o estudo e o conhecimento transformam. Penso que posso ser um exemplo, pois eu fui uma estudante que trabalhou durante o dia e estou à noite para fazer o curso de farmácia, ainda em São Paulo. Desejo que minha história sirva de incentivo a todos os alunos e não somente do curso de Farmácia. Além disso, esse reconhecimento abriu portas em várias outras instituições de âmbito nacional e internacional, o que favorece as interações entre professores e alunos na troca de experiências”.

Assessoria de Imprensa

 

Leia também