Aracaju, 24 de janeiro de 2022

Hemose: Doação de sangue abre na véspera de Natal das 7h às 11h e no feriado fecha

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que devido ao ponto facultativo, nesta sexta-feira, 24, o serviço de doação de sangue funciona em horário reduzido, das 7h às 11h, para atendimento de todos os cidadãos. O serviço de dispensação de sangue e hemocomponentes destinados à rede hospitalar permanecem com o funcionamento em regime de plantão 24 horas.

No sábado, 25, feriado de Natal, não tem expediente, e na segunda-feira, 27, a unidade retorna o funcionamento no horário regular, das 7h30 às 17h. De acordo com a gerência de Ações Estratégicas, o trabalho para captação prossegue para aumentar as doações de sangue durante as festas de fim de ano.

“Por conta das celebrações de Natal e Ano Novo as equipes de Captação, Coleta, Sorologia e Produção intensificam as ações para aumentar e preparar os estoques dos sangues O, A, B e Ab positivo e negativo”, informou a assistente social Rozeli Dantas.

Ela ressaltou ainda que o setor firmou parceria com alguns grupos que vem cooperando para aumentar as doações de sangue. “Além das campanhas convocamos doadores para fazer a doação de plaquetas por Aférese, através desse método coletamos somente esse componente sanguíneo, essencial para pacientes em tratamento oncológico”, concluiu  a gerente de Ações Estratégicas.

O sangue e demais componentes como, plaquetas, hemácias e plasma são indicados para pacientes em tratamento oncológico, renal crônico, portadores de leucemias, cirurgias cardíacas e ortopédicas, recém-nascidos, além de pacientes portadores de doenças hematológicas, a exemplo da anemia falciforme.

Critérios e Preparação

Para ser um doador de sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos de idade e peso superior a 50 quilos.  No dia anterior a doação é necessário que o voluntário tenha um repouso de pelo menos 6 horas, evite o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos. E no dia da doação compareça ao serviço bem alimentado com documento oficial, original com foto. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8039, 3259-3174 e 99191-2977.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Secretaria de Saúde Aracaju se prepara para vacinar crianças de 6 anos ou mais com CoronaVac
Zezinho Sobral debate ações para avançar empreendedorismo
Cursos oferecidos são de diversas áreas do conhecimento 
Covid-19 deixa o Sergipe sem time para jogar na quarta-feira após registrar 16 casos  no elenco