Aracaju, 19 de janeiro de 2022

Prefeitura atende os pacientes com síndromes gripais nas UBS de Aracaju no sábado e domingo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Prefeitura de Aracaju disponibilizou as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Augusto Franco e Cândida Alves para atender exclusivamente pacientes com síndromes gripais. A ação também ocorrerá nos dias 25 e 26, das 7h às 19h, e tem como objetivo diminuir a procura por atendimento nos dois hospitais municipais, Fernando Franco e Nestor Piva.

De acordo com Cynthia Rocha, enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as duas UBS oferecem atendimento completo, incluindo testagens RT-PCR e o de antígeno para covid-19. “A partir do diagnóstico, que sai poucos minutos após a coleta, o usuário poderá receber os encaminhamentos necessários. No caso dos pacientes mais graves, faremos o encaminhamento para um dos hospitais municipais, a fim de atender as necessidades com maior eficiência”, garantiu.

Caso necessário, também serão administrados medicamentos em ambas UBS, e as orientações para a continuidade do tratamento em casa também são repassadas pelos profissionais médicos e enfermeiros.

Ana Paula, de 42 anos, foi uma das pessoas que procuraram atendimento na UBS Cândida Alves. Ela já foi infectada com o vírus da covid duas vezes e sabe da importância de procurar o diagnóstico o quanto antes. “Não tenho do que reclamar, o atendimento aqui foi ótimo. Não fui antes para urgência porque estava com medo de estar muito cheio, mas assim que abriu aqui, decidi aproveitar. O atendimento foi rápido e, além da consulta, pude fazer o teste pra receber os cuidados necessários”, elogiou.

João Batista Santos Neto, atendido na UBS Augusto Franco, reconheceu a qualidade na atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde de Aracaju. “Só tenho a agradecer por esse excelente trabalho e a iniciativa é ótima porque ajuda a desafogar os atendimentos nos hospitais”, pontuou.

Os hospitais Fernando Franco e Nestor Piva continuam em regime de plantão 24 horas, como referência para os pacientes que precisam de maior acompanhamento. Durante a manhã desta sexta, 24, foram registrados 96 atendimentos no hospital Fernando Franco e 76 no Nestor Piva.

Até o momento, Aracaju registrou um caso de Influenza H3N2 e possui um índice de infecção de transmissão de 0,92.

Foto SMS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Universidade Federal vai exigir comprovante de vacinação para comunidade acadêmica
Prefeito de Salgado lamenta fechamento de fábrica e garante lutar por mais empregos
E-mail com alerta sobre pesquisa de intenção de voto para 2022 é falso, diz MPF/SE
Sesc monta central de Relacionamento na CDL de Itabaiana