Aracaju, 16 de abril de 2024

Comandante da PMSE, Coronel Marcony, fala sobre a corporação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

O Coronel Marcony Cabral Santos, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe, concedeu mais uma entrevista exclusiva de final de ano ao blog Espaço Militar, falando sobre os mais diversos temas:

Espaço Militar (EM) – O senhor durante este ano de 2021 enfrentou ainda mais dificuldades com o agravamento da pandemia, principalmente no primeiro semestre. Como foi lidar com esse terrível problema, inclusive com a perda de vários policiais militares?

Marcony Cabral (MC) – União e fé em  Deus!  A criação do Comitê de saúde da PMSE/SSP, as ações instrutivas, a busca e distribuição de itens de proteção,  o apoio do Governo  do Estado, da Secretaria de Estado da Saude, do Ipes Saúde, das redes públicas e privadas de saúde, foram medidas e parcerias  importantes  para cuidar de uma corporação  que não faltou a sociedade em nenhum momento,  mesmo com o risco constante  de contaminação! Perder  irmãos foi muito duro , mas em nome deles continuamos firmes! Sou muito grato a cada Policial  Militar  que acreditou no nosso trabalho  e junto conosco, mantiveram  a presença  ostensiva nas ruas do nosso Estado! Agradeço  aqui ao senhor  governador Belivaldo Chagas,  a Secretária  Mércia, a superintendente  Adriana, a  secretária Vanesca e a todos os senhores(as) secretários municipais  de saúde pelo empenho  em vacinar nossos abnegados irmãos da segurança  pública! Essa medida foi imprescindível  para nossa atuação!

EM – Como avalia a atuação da Polícia Militar durante a pandemia da covid-19, durante este ano?

MC – Espetacular!  Nossos bravos irmãos  foram fundamentais  no enfrentamento a pandemia. Missão muito difícil,  em momentos  que causaram  muitos transtornos  a sociedade, em função  de medidas restritivas, mas  essenciais  para o momento,  que  surtiram o efeito desejado, o qual  sempre foi o de passarmos por este momento com o menor número  de perdas possíveis! Elas aconteceram infelizmente,  mas o trabalho  valeu a pena pelas vidas salvas. Ressaltamos como importante o apoio da PMSE a vacinação,  durante a distribuição,  além da constante  parceria com a Secretaria de Saúde  do Estado que teve papel de destaque  neste momento  difícil.

EM – Durante este ano de 2021, observamos pela imprensa, a redução de diversos índices de criminalidade. Quais as principais medidas adotadas para a se chegar a essa redução?

MC – Investimentos do Governo  do Estado em tecnologia,  inteligência, equipamentos,  armamentos, viaturas, mas  principalmente  na parte mais importante: nosso material  humano, com treinamento, melhores condições  de trabalho,  reposição  de efetivo. Porém, a liderança  do dr João Eloy, Secretario de Segurança  pública  de Sergipe, cuja marca é o trabalho  integrado das forças de segurança,  nos levou a um ano excelente  para a Segurança  pública  de Sergipe!

EM – Um dos projetos que têm merecido elogio da tropa é o “Pé na Estrada”, este projeto continuará em 2022?

MC – Com fé em Deus! É o Comando da Corporação  indo até  os nossos irmãos  policiais  militares,  heróis da vida real! Enfim, somos todos PMSE!

EM – Sempre que pode o senhor comparece nas mais diversas unidades militares do nosso Estado. Qual a importância de manter este contato mais próximo com seus comandados?

MC – Reforça o nosso objetivo  quanto ao legado que queremos  construir: estabelecer  um espírito  de família, onde todos são importantes  no processo,  cada um com seu papel e todos focados em servir ao povo de Sergipe!

EM – Já existe alguma previsão para início da reforma do QCG por parte do Estado e em outras unidades da corporação?

MC – Sim. Estamos concluindo  a fase de projeto e já estaremos iniciando  a fase de licitação  da obra! Agradecemos  a Cehop e equipe da PM 4, pelo excelente  trabalho,  além do apoio da SSP e Governo  do Estado.

EM – Qual a importância dos novos policiais militares que ingressaram na corporação, fruto do concurso realizado? Existe a preocupação de, anualmente, sempre convocar aprovados para suprir a lacuna de policiais militares que vão para a reserva?

MC – Temos novos policiais  militares,  jovens, os quais  com uma boa formação, darão  muito orgulho  a sociedade. Estamos formando em janeiro 360 e já estaremos em fevereiro  recebendo  mais 455, autorizados pelo Governador  Belivaldo  Chagas! Planejamento  e ações efetivas tem dado o resultado  esperado.  Ressaltamos o excelente  desempenho da secretaria  da Fazenda e agradeço  ao senhor Secretário  Queiroz  pelo apoio  e atenção  com a parte financeira  do nosso Estado, que  possibilitaram estes avanços  em aumento  de efetivo  da PMSE e demais forças de Segurança!

EM – Como o comando avalia e tem lidado com o Movimento Polícia Unida?

MC – Tenho discordância quanto a estratégia  adotada de hostilizar o Governador. Não vejo como um caminho eficiente!   Confio no chefe do Executivo  Estadual e trabalho  para que possamos  chegar ao consenso.  O diálogo é e sempre será o melhor caminho. Todos queremos  o melhor,  Governo, SSP, Comando e nossos irmãos do movimento! Assim, não tenho duvidas que com diálogo chegaremos lá! Deus Proverá!

EM – Que medidas o comando tem adotado para prestar auxílio aos policiais militares que estejam passando por problemas de saúde, tais como depressão, psicológico, psiquiátrico, dependência de álcool, dentre outros?

MC – Temos o orgulho  de ter reativado o núcleo  de atenção  Psicossocial, NAPS, comandado pela senhora  Subtenente  Eliane com sua equipe  extremamente  produtiva  e eficiente, cujos atendimentos  têm se multiplicado, inclusive  em situações  de irmãos que moram   fora  do Estado de Sergipe! Nenhum irmão  fica  para  trás,  por isso acreditamos e trabalhamos  para que esse setor essencial seja ampliado. Teremos investimentos  que estão em fase de planejamento  e certamente  temos a certeza  de que nossos irmãos  não estão sozinhos!

EM – Qual balanço que o senhor faz do vosso comando neste ano de 201?

MC – O julgamento  é da sociedade! Sou apenas uma peça  na  engrenagem! Meu orgulho  é o de Comandar uma das melhores  Polícias Militares do Brasil! Cada Policial  Militar  é um herói em defesa da sociedade  Sergipana!

EM – Que mensagem de final de ano gostaria de deixar para a tropa que o senhor comanda e para a sociedade sergipana?

MC – Que o senhor Deus  possa nos trazer saúde, alegria  e prosperidade! Que  possa iluminar e abençoar o Governo  de Sergipe,  para que melhores dias sejam construídos para o nosso povo! A Segurança  Pública  de Sergipe,  liderada pelo Dr. João Eloy, tem na sua composição  a PMSE, que é feita de excelentes profissionais! Nosso maior Comandante que é o povo de Sergipe,  poderá sempre se orgulhar desta grande família! Obrigado  a todos os demais irmãos das forças de segurança   pelo  apoio,  atenção união  no  nosso trabalho! Obrigado sociedade  Sergipana pelo reconhecimento  da  nossa missão diária! Que venha 2022!

O blog Espaço Militar agradece mais uma vez ao Coronel Marcony Cabral pela deferência em atender a mais umaa entrevista de final de ano, desejando desde já um feliz Ano Novo e que Deus o abençoe sempre.

Matéria do blog Espaço Militar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também