Aracaju, 22 de janeiro de 2022

Comandante da PMSE, Coronel Marcony, fala sobre a corporação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Coronel Marcony Cabral Santos, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe, concedeu mais uma entrevista exclusiva de final de ano ao blog Espaço Militar, falando sobre os mais diversos temas:

Espaço Militar (EM) – O senhor durante este ano de 2021 enfrentou ainda mais dificuldades com o agravamento da pandemia, principalmente no primeiro semestre. Como foi lidar com esse terrível problema, inclusive com a perda de vários policiais militares?

Marcony Cabral (MC) – União e fé em  Deus!  A criação do Comitê de saúde da PMSE/SSP, as ações instrutivas, a busca e distribuição de itens de proteção,  o apoio do Governo  do Estado, da Secretaria de Estado da Saude, do Ipes Saúde, das redes públicas e privadas de saúde, foram medidas e parcerias  importantes  para cuidar de uma corporação  que não faltou a sociedade em nenhum momento,  mesmo com o risco constante  de contaminação! Perder  irmãos foi muito duro , mas em nome deles continuamos firmes! Sou muito grato a cada Policial  Militar  que acreditou no nosso trabalho  e junto conosco, mantiveram  a presença  ostensiva nas ruas do nosso Estado! Agradeço  aqui ao senhor  governador Belivaldo Chagas,  a Secretária  Mércia, a superintendente  Adriana, a  secretária Vanesca e a todos os senhores(as) secretários municipais  de saúde pelo empenho  em vacinar nossos abnegados irmãos da segurança  pública! Essa medida foi imprescindível  para nossa atuação!

EM – Como avalia a atuação da Polícia Militar durante a pandemia da covid-19, durante este ano?

MC – Espetacular!  Nossos bravos irmãos  foram fundamentais  no enfrentamento a pandemia. Missão muito difícil,  em momentos  que causaram  muitos transtornos  a sociedade, em função  de medidas restritivas, mas  essenciais  para o momento,  que  surtiram o efeito desejado, o qual  sempre foi o de passarmos por este momento com o menor número  de perdas possíveis! Elas aconteceram infelizmente,  mas o trabalho  valeu a pena pelas vidas salvas. Ressaltamos como importante o apoio da PMSE a vacinação,  durante a distribuição,  além da constante  parceria com a Secretaria de Saúde  do Estado que teve papel de destaque  neste momento  difícil.

EM – Durante este ano de 2021, observamos pela imprensa, a redução de diversos índices de criminalidade. Quais as principais medidas adotadas para a se chegar a essa redução?

MC – Investimentos do Governo  do Estado em tecnologia,  inteligência, equipamentos,  armamentos, viaturas, mas  principalmente  na parte mais importante: nosso material  humano, com treinamento, melhores condições  de trabalho,  reposição  de efetivo. Porém, a liderança  do dr João Eloy, Secretario de Segurança  pública  de Sergipe, cuja marca é o trabalho  integrado das forças de segurança,  nos levou a um ano excelente  para a Segurança  pública  de Sergipe!

EM – Um dos projetos que têm merecido elogio da tropa é o “Pé na Estrada”, este projeto continuará em 2022?

MC – Com fé em Deus! É o Comando da Corporação  indo até  os nossos irmãos  policiais  militares,  heróis da vida real! Enfim, somos todos PMSE!

EM – Sempre que pode o senhor comparece nas mais diversas unidades militares do nosso Estado. Qual a importância de manter este contato mais próximo com seus comandados?

MC – Reforça o nosso objetivo  quanto ao legado que queremos  construir: estabelecer  um espírito  de família, onde todos são importantes  no processo,  cada um com seu papel e todos focados em servir ao povo de Sergipe!

EM – Já existe alguma previsão para início da reforma do QCG por parte do Estado e em outras unidades da corporação?

MC – Sim. Estamos concluindo  a fase de projeto e já estaremos iniciando  a fase de licitação  da obra! Agradecemos  a Cehop e equipe da PM 4, pelo excelente  trabalho,  além do apoio da SSP e Governo  do Estado.

EM – Qual a importância dos novos policiais militares que ingressaram na corporação, fruto do concurso realizado? Existe a preocupação de, anualmente, sempre convocar aprovados para suprir a lacuna de policiais militares que vão para a reserva?

MC – Temos novos policiais  militares,  jovens, os quais  com uma boa formação, darão  muito orgulho  a sociedade. Estamos formando em janeiro 360 e já estaremos em fevereiro  recebendo  mais 455, autorizados pelo Governador  Belivaldo  Chagas! Planejamento  e ações efetivas tem dado o resultado  esperado.  Ressaltamos o excelente  desempenho da secretaria  da Fazenda e agradeço  ao senhor Secretário  Queiroz  pelo apoio  e atenção  com a parte financeira  do nosso Estado, que  possibilitaram estes avanços  em aumento  de efetivo  da PMSE e demais forças de Segurança!

EM – Como o comando avalia e tem lidado com o Movimento Polícia Unida?

MC – Tenho discordância quanto a estratégia  adotada de hostilizar o Governador. Não vejo como um caminho eficiente!   Confio no chefe do Executivo  Estadual e trabalho  para que possamos  chegar ao consenso.  O diálogo é e sempre será o melhor caminho. Todos queremos  o melhor,  Governo, SSP, Comando e nossos irmãos do movimento! Assim, não tenho duvidas que com diálogo chegaremos lá! Deus Proverá!

EM – Que medidas o comando tem adotado para prestar auxílio aos policiais militares que estejam passando por problemas de saúde, tais como depressão, psicológico, psiquiátrico, dependência de álcool, dentre outros?

MC – Temos o orgulho  de ter reativado o núcleo  de atenção  Psicossocial, NAPS, comandado pela senhora  Subtenente  Eliane com sua equipe  extremamente  produtiva  e eficiente, cujos atendimentos  têm se multiplicado, inclusive  em situações  de irmãos que moram   fora  do Estado de Sergipe! Nenhum irmão  fica  para  trás,  por isso acreditamos e trabalhamos  para que esse setor essencial seja ampliado. Teremos investimentos  que estão em fase de planejamento  e certamente  temos a certeza  de que nossos irmãos  não estão sozinhos!

EM – Qual balanço que o senhor faz do vosso comando neste ano de 201?

MC – O julgamento  é da sociedade! Sou apenas uma peça  na  engrenagem! Meu orgulho  é o de Comandar uma das melhores  Polícias Militares do Brasil! Cada Policial  Militar  é um herói em defesa da sociedade  Sergipana!

EM – Que mensagem de final de ano gostaria de deixar para a tropa que o senhor comanda e para a sociedade sergipana?

MC – Que o senhor Deus  possa nos trazer saúde, alegria  e prosperidade! Que  possa iluminar e abençoar o Governo  de Sergipe,  para que melhores dias sejam construídos para o nosso povo! A Segurança  Pública  de Sergipe,  liderada pelo Dr. João Eloy, tem na sua composição  a PMSE, que é feita de excelentes profissionais! Nosso maior Comandante que é o povo de Sergipe,  poderá sempre se orgulhar desta grande família! Obrigado  a todos os demais irmãos das forças de segurança   pelo  apoio,  atenção união  no  nosso trabalho! Obrigado sociedade  Sergipana pelo reconhecimento  da  nossa missão diária! Que venha 2022!

O blog Espaço Militar agradece mais uma vez ao Coronel Marcony Cabral pela deferência em atender a mais umaa entrevista de final de ano, desejando desde já um feliz Ano Novo e que Deus o abençoe sempre.

Matéria do blog Espaço Militar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Escola de Artes Valdice Teles abre inscrições para 685 vagas em diversos cursos
Defesa Civil segue monitorando municípios sergipanos margeados pelo Rio São Francisco
Provas do Enem 2022 serão aplicadas no mês de novembro; confira todo cronograma
Prefeitura abre novo edital para eleição do Conselho da Previdência