Aracaju, 27 de janeiro de 2022

Novo Ensino Médio: equipes da rede estadual participam de oficina sobre o Itinerário de Formação Técnica e Profissional

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), promoveu nesta segunda-feira, 27, a oficina ‘Novo Ensino Médio: Itinerário de Formação Técnica e Profissional’, cujo como público-alvo são as equipes gestoras das escolas de Educação Profissional e coordenadores pedagógicos das diretoria regionais de educação (DREs). O objetivo da capacitação foi contextualizar o Novo Ensino Médio e o quinto Itinerário Formativo que prevê a Formação Técnica e Profissional, além de explanar sobre matrizes, atividades integradoras, matrícula 2022, dentre outros assuntos de ordem interna.

Fazendo a abertura da oficina, a diretora do DED, professora Ana Lúcia Lima, destacou o esforço integral que deve haver em torno da implementação do Novo Ensino Médio e o quinto itinerário formativo. “A gente está trabalhando todos os dias nessa perspectiva de oferecer ao aluno várias opções de escolhas para a construção do seu projeto de vida. Sabemos que não é um processo fácil porque existe toda uma legislação anterior, com uma única matriz curricular para cada escola, e hoje temos vários cenários possíveis por meio das parcerias, prática que já vem sendo consolidada em nossa rede”, disse. Na ocasião, ela também lembrou que Sergipe é destaque nacional na implementação do Novo Ensino Médio, sendo o único estado a concluir as 12 etapas para a execução da modalidade.

No próximo ano todos os cursos da Educação Profissional ofertados na forma integrada funcionarão com a matriz do Novo Ensino Médio. A chefe do Serviço de Educação Profissional da Seduc, professora Rivânia Andrade, disse que o intuito dessa oficina é fomentar as equipes quanto às mudanças nesse modelo. “Então hoje nós vamos apresentar essa matriz, vamos montar os horários, trazer os cadernos de apoio, além de detalhes sobre o Portal da Matrícula e o que vem com essa mudança. Essa é uma das várias oficinas que vamos realizar, as quais devem ocorrer mensalmente, além das formações continuadas que estão previstas. A gente sabe que é tudo muito novo; temos muitas informações, portarias, e tudo isso precisa ser destrinchado e passado da forma clara e mais objetiva possível”.

A coordenadora do Serviço de Planejamento e Ensino da DRE 6, professora Edina Pinheiro, destacou a importância da oficina. “É momento de a gente sentar e sanar todas as informações sobre o Novo Ensino Médio, especialmente no que diz respeito à Educação Profissional. A nossa regional conta com três escolas que ofertam cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT): o Centro de Excelência Joanas de Freitas, em Propriá; o Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco, em Neópolis; e a Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, em Japoatã, e em 2022 iremos ampliar a oferta para mais cinco escolas-piloto”, informou.

Para o professor Mateus Gonçalves, coordenador pedagógico do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Prof. Marcos Ferreira, em Simão Dias, o Novo Ensino Médio promoverá mudanças significativas na trajetória escolar dos estudantes. “Para a gente como escola de Educação de Jovens e Adultos o Novo Ensino Médio é muito importante pela questão da escolha do aluno: da possibilidade de ele estar fazendo um curso técnico na área pretendida, de estar inserido no mercado de trabalho e procurando uma melhoria para seu projeto de vida. Então todo esse processo que a modalidade proporciona com certeza vai ajudar no resultado final e profissional desse estudante”, finalizou.

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sisters conversam sobre romances no BBB 22, e Natália dispara: ‘Povo meio ruim de jogo!’
Murilo Huff abriu mão da tutela de bens do filho com Marília Mendonça
Polícia do Rio já chegou a suposto autor de ameaças racistas contra Douglas Silva
Flash político: Belivaldo confirma conversa com Lula, mas não falou sobre eleições em Sergipe