Aracaju, 29 de janeiro de 2022

Governo reúne prefeitos de municípios da região do Baixo São Francisco afetados pelas chuvas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Secretário de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e Pesca (Seagri), Zeca da Silva, se reuniu nesta terça-feira, 28, na sede da Prefeitura Municipal de Propriá, por orientação do governador Belivaldo Chagas, com gestores de  municípios da região, para discutir a elaboração de um plano de ação que minimize os danos causados aos rizicultores diante do grande volume de chuva – mais de 100mm em apenas três dias – que atingiu a região do Baixo São Francisco recentemente.

Ao lado dos prefeitos de Propriá, Neópolis, Ilha das Flores, Pacatuba e Telha, e também acompanhados de técnicos da Emdagro, o secretário delimitou um prazo de oito dias para a entrega do levantamento oficial da situação, a fim de reduzir o impacto para os produtores de arroz.

Zeca chegou a visitar lotes do perímetro de Betume para identificar, in loco, o que pode ser feito e, segundo ele, “traçar metas” reais para ajudar os produtores da região. De acordo com Zeca, o governo se sensibilizou com a situação desses produtores, em sua maioria de cooperativas e associações, mesmo não sendo de uma área administrada pelo Estado, e está “à disposição para trabalhar em conjunto”.

Para o produtor José Francisco de Souza, do Povoado Pão de Areia, em Pacatuba, englobado pelo perímetro da região do Betume, a reunião aconteceu no momento preciso. “Hoje discutimos a solução para esse acontecimento e perguntamos como o Estado poderá nos ajudar a amenizar os impactos causados na região.”

“A solicitação para essa reunião foi atendida e marcada em caráter de urgência. Tenho certeza de que nos ajudarão a melhorar essa situação, e minimizar a angústia desses produtores que tiveram perda total, reduzindo os prejuízos que sofreram”, reforçou, Manuella Martins, prefeita de Pacatuba, o apoio em que os municípios estão recebendo do governo neste momento.

O secretário da Seagri aproveitou para confirmar a entrega, nesta semana, de duas retroescavadeiras e duas colheitadeiras por meio de parceria firmada com a Companhia de de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Célio de Zequinha, prefeito de Neópolis, agradeceu ao Governo do Estado em atender os pedidos dos prefeitos da região, e em suas palavras, “pela preocupação em diminuir o sofrimento desses produtores que foram atingidos pelas chuvas”.

Foto Vieira Matos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Lula recebe Rogério e diz que terá apenas um palanque em Sergipe e esse palanque será do PT
Estância: reforma do estádio Francão está sem previsão para começar
TJSE restringe atividades presenciais com rodízio de 50% dos servidores até 06 de março
Dia da Visibilidade Trans marca ações da mandata de Linda Brasil