Aracaju, 28 de março de 2024

Senadora destaca importância do Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
8

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou hoje (29), a importância do Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio (PNEF), instituído, por Decreto, pelo Governo Federal. A iniciativa busca integrar as ações e políticas do Executivo em diversos setores para combater e prevenir as mortes decorrentes do fato das vítimas serem do sexo feminino, o que caracteriza o feminicídio.

Maria ressaltou que o texto prevê uma articulação da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres; a promoção de ações que conscientizem a sociedade sobre essa violência; a ampliação das possibilidades de denúncia; a melhoria da gestão da informação sobre violação contra o gênero; e a instituição de políticas de responsabilização, educação e monitoramento dos autores de violência contra o sexo feminino.

“É um avanço importante, sobretudo, porque esse enfrentamento ocorrerá a partir da mobilização de todos os Poderes públicos e da sociedade civil”, disse a senadora, autora do Projeto de Lei que cria o Botão do Pânico, dispositivo que visa colaborar com o socorro à mulher que vive sob medida protetiva do Estado.  “A violência contra a mulher é um problema endêmico, cultural e já está mais do que na hora de enfrentá-lo com ações mais direcionadas e eficazes, que possam, realmente, combater esse mal que assola nossa sociedade há tantos e tantos anos”, afirmou.

A senadora sergipana apontou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros, revelados em março de 2021, que mostraram que, ao longo da vida, uma em cada três mulheres (cerca de 736 milhões), no mundo, é submetida à violência física ou sexual por parte de seu parceiro; ou violência sexual por parte de um não parceiro. O estudo revela, ainda, que uma em cada quatro mulheres jovens (de 15 a 24 anos) que estiveram em um relacionamento, já sofreram violência de seus parceiros.

(DA Assessoria Parlamentar, com informações da Agência Brasil)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também