Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Aplicação da Pfizer como dose de reforço da Janssen será iniciada em Aracaju nesta segunda

VACINA

A Secretaria da Saúde de Aracaju inicia, nesta segunda-feira (3), a aplicação da vacina da Pfizer contra a covid-19 na população que foi vacinada com a dose única Janssen. A medida tem como finalidade garantir que as 8.456 pessoas, que se vacinaram com o imunizante e ainda não tomaram a segunda dose, possam receber o reforço. Portanto, quem faz parte deste grupo já pode se dirigir a uma das 44 Unidades Básicas de Saúde para se vacinar. Nesta nova etapa, a Secretaria também começa a aplicar a 2ª dose de reforço nos imunocomprometidos, acima de 18 anos.

A dose de reforço nas pessoas que receberam a vacina da Janssen disponibilizada nas 44 Unidades Básicas de Saúde da capital, das quais 40 funcionarão de 8h às 16h. Nas outras quatro UBS’s, a imunização ocorrerá em horário estendido, até 18h. São elas: UBS Marx de Carvalho (Ponto Novo); UBS Augusto Franco (Farolândia); UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário); e UBS Francisco Fonseca (18 do Forte). A vacinação também será ofertada no drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 13h.

Quarta dose

Já a aplicação da 2ª dose de reforço (ou quarta dose), nos aracajuanos imunocomprometidos, acima de 18 anos, será realizada com base na Nota Técnica nº 65/2021, emitida pelo Ministério da Saúde no último dia 20 de dezembro. Pelo documento, a aplicação de uma nova dose de reforço neste grupo prioritário deve ser administrada quatro meses após a 1ª dose de reforço.

Fazem parte do grupo pessoas com imunodeficiência primária grave; em tratamento quimioterápico; transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH); pessoas vivendo com HIV/Aids; em uso de corticóides em doses de 20 mg/dia de prednisona ou equivalente, por 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; com doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Vacinação itinerante

A Prefeitura também dará início a uma nova estratégia na Vacinação Itinerante para alcançar as pessoas que ainda não receberam a segunda dose ou a dose de reforço. A Secretaria Municipal da Saúde identificou os bairros onde há maior número de faltosos. Os bairros Santa Maria, Centro, Santos Dumont, Farolândia e São Conrado lideram, entre as localidades onde há maior número de pessoas que ainda não receberam a segunda dose. No Santa Maria, por exemplo, cerca de 5 mil pessoas não concluíram o esquema vacinal.

Fonte e foto AAN

Leia também