Aracaju, 24 de janeiro de 2022

Seduc divulga portaria com mudanças na oferta do Novo Ensino Médio

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) divulga a Portaria nº 5150/2021, nesta segunda-feira, 3, que altera e acrescenta dispositivos a Portaria nº 4807/2021, estabelecendo normas e diretrizes para a organização da oferta de Novo Ensino Médio em Sergipe. O documento destaca que o Projeto Pedagógico Orientador do Novo Ensino Médio Convencional, aprovado por meio da Resolução nº 24/2021/CEE, estabelece como elemento da estrutura da Matriz Curricular do Novo Ensino Médio a Formação Geral Básica Unificada a partir de 2022 para todas as Instituições Educacionais que ofertam o Ensino Médio.

A principal mudança está no Art. 5°, que orienta “As instituições educacionais que ofertarão a 1ª série do Ensino Médio Convencional, a partir de 2022, com Itinerários Propedêuticos, deverão adotar a Matriz Curricular do Novo Ensino Médio Convencional, anexa a esta Portaria, aprovada pelo Conselho Estadual de Educação, por meio da Resolução Nº 24/2021/CEE, de forma a contemplar em seu Projeto Político Pedagógico opções de aprofundamento para os estudantes, abrangendo no mínimo dois itinerários formativos de áreas distintas ou integradas”.

Segundo a diretora do Departamento de Educação, Ana Lúcia Lima, o documento busca clarear as diretrizes da Portaria nº 4807/2021, especificamente o Art 5º, para esclarecer que as escolas que ofertam o Ensino Médio Convencional deverão adotar a Matriz Curricular do Novo Ensino Médio Convencional, constante como primeiro anexo da Portaria nº 4807/2021.

“A escola que apresenta autorização para a Educação Profissional e Tecnológica já poderá ofertar o itinerário formativo de Formação Técnica Profissional, utilizando os modelos de Matrizes 1, 2, 3 e 4 do Anexo da Portaria nº 4807/2021/GS/SEDUC, contendo a distribuição da carga horária da Formação Geral Básica e a carga horária do Itinerário de Formação Técnica Profissional, conforme estabelecem esses modelos de Matrizes. Ressalto também que até o dia 30 de janeiro as escolas que ofertam Ensino Médio deverão adequar o Projeto Político Pedagógico em atendimento às Resoluções do CEE, nº 22/2021 e 27/2021, expedidas pelo Conselho Estadual de Educação “, informou Ana Lúcia.

A nova portaria também informa que para a oferta do Itinerário de Formação Técnica Profissional, as instituições educacionais que não possuem cursos técnicos autorizados deverão firmar parceria com instituições ofertantes de Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, no caso de estabelecimento de parcerias para oferta do Itinerário de Formação Técnica Profissional, as escolas deverão encaminhar requerimento ao Conselho Estadual de Educação, atendendo a Resolução Normativa nº 22/2021/CEE.

Todas as dúvidas sobre a Portaria poderão ser dirimidas pelo Departamento de Educação, por meio dos seguintes contatos:

Serviço de Ensino Médio – (79) 3194- 3355 ou 3356

Serviço de Educação Profissional- (79) 3194-3358

Assessoria de Comunicação da SEDU

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Secretaria de Saúde Aracaju se prepara para vacinar crianças de 6 anos ou mais com CoronaVac
Zezinho Sobral debate ações para avançar empreendedorismo
Cursos oferecidos são de diversas áreas do conhecimento 
Covid-19 deixa o Sergipe sem time para jogar na quarta-feira após registrar 16 casos  no elenco