Aracaju, 24 de janeiro de 2022

PMA inicia tratativas para eventos em espaços públicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Prefeitura de Aracaju deu início, nesta segunda-feira, 3, às tratativas para a regulamentação da realização de eventos em áreas públicas e privadas da capital, no decorrer de 2022. Em reunião de trabalho, gestores da Procuradoria-Geral do Município (PGM), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) abordaram questões referentes à ocupação temporária de espaços públicos, organização do trânsito e poluição sonora. A reunião aconteceu na sede da Emsurb, no Parque Augusto Franco (Sementeira).

A PGM está providenciando uma minuta para a unificação de alvará, de modo que a população possa solicitar permissão para realização de evento a partir de uma ferramenta digital, que poderá ser o AjuInteligente. Com essa ferramenta, o Município agilizará o pedido, tendo em vista em que o mesmo, após protocolado, será distribuído automaticamente entre os órgãos envolvidos, evitando que o solicitante tenha que encaminhar o pedido em cada órgão.

“A iniciativa permitirá a liberação de um único alvará para a realização de respectivo evento e, consequentemente, economia de tempo”, ressaltou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, em nome do grupo de trabalho, o qual contará, também, com a participação da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e Vigilância Sanitária (Secretaria Municipal da Saúde).

Ainda de acordo com Luiz Roberto, paralelamente, o Município está elaborando uma proposta para a regulamentação, por meio dessa mesma ferramenta, dos blocos em prévias carnavalescas e também dos blocos que saem no carnaval, caso os mesmos sejam liberados. “Por meio da ferramenta digital, a Prefeitura de Aracaju objetiva facilitar os trâmites para o proponente”, completa o presidente.

Próximo passo

Os representantes dos órgãos municipais continuarão se reunindo, periodicamente, até que a proposta de regulamentação, tanto para eventos gerais, como para esses específicos de prévia e do próprio carnaval, esteja aprovada e concluída.

Foto: Felipe Goettenauer

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Zezinho Sobral debate ações para avançar empreendedorismo
Cursos oferecidos são de diversas áreas do conhecimento 
Covid-19 deixa o Sergipe sem time para jogar na quarta-feira após registrar 16 casos  no elenco
Senar Sergipe abre inscrições para cursos profissionalizantes