Aracaju, 27 de janeiro de 2022

Inscrição para Exposição Avie! Artes Visuais na Escola permanece aberta até dia 17 de janeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
As obras selecionadas serão premiadas e expostas na Galeria J. Inácio, situada no anexo à Biblioteca Pública Epiphanio Dória, em Aracaju
Os estudantes interessados em participar da quinta edição da Exposição AVIE! Artes Visuais na Escola têm até o dia 17 de janeiro para fazer a inscrição. O resultado será divulgado no dia 18 e a exposição ficará em cartaz no período de 28 de janeiro a quatro de março, na Galeria J. Inácio, situada no Anexo à Biblioteca Epiphanio Dória. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo email: [email protected].

Por meio do edital nº 42/2021, lançado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), serão selecionadas artes visuais produzidas por alunos da rede pública estadual de ensino, que estejam matriculados. O objetivo é fomentar a produção artística, nos níveis amador e profissional, contribuindo para a identificação de novos talentos nas artes visuais sergipanas.

De acordo com a professora Danielle Virginie, coordenadora do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil, do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Seades/Dase), a ação evidencia e impulsiona o processo criativo dos estudantes sergipanos. “Como professora de Arte penso que o AVIE! é uma excelente oportunidade para que a gente consiga revelar futuros talentos, futuros nomes das artes sergipanas. A escola é um local de produção; de produção científica, produção de conhecimento e também de produção cultural. A produção que sai da escola da rede estadual é muito valiosa e precisa ser exposta para que toda a sociedade conheça”, disse ela, destacando ainda a contribuição dos professores nesse processo. “São eles que vão indicar esses talentos a partir das ações desenvolvidas durante o ano letivo”.

As obras não terão restrição de tema e dimensão, e serão aceitos trabalhos dentro das linguagens artísticas: pinturas, fotografias, desenhos, imagens digitais, colagens e esculturas, podendo ser em preto e branco ou em cores. A produção também não precisa ser inédita, porém ao se inscrever o artista atesta a sua autoria do trabalho, respondendo por eventuais acusações de plágio e outros reclames legais. No ato da inscrição, via email, é necessário anexar a obra em boa resolução; arquivo original em caso de trabalho digital ou fotográfico; nome completo do autor da obra; foto do aluno inscrito; técnica utilizada; ano de execução; dados da escola; série e idade do aluno.

O organizador da exposição, professor Marcelo Prudente, destacou que desde a primeira edição “temos buscado tornar o espaço da AVIE! uma vitrine da expressão dos estudantes/artistas visuais da rede estadual de ensino, estabelecendo parceria com a Galeria J. Inácio, uma das mais antigas e importantes do estado, onde também já expuseram grandes nomes das artes sergipanas, como Fábio Sampaio, Jenner Augusto e J. Inácio, que dá nome ao local. A proposta também tem como objetivo descobrir novos artistas de partes do estado aonde muitas vezes essa expressão artística não chega, como municípios e povoados distantes dos grandes centros. Além de estimular os professores a engajar os estudantes na prática e reflexão artística, convidando, inclusive, o corpo discente e docente a visitarem a exposição durante seu período de exibição, participando de atividades educativas no espaço da Galeria J. Inácio”, declarou.

Dentre as obras selecionadas, o trabalho que obtiver o maior número de pontos pela Comissão Julgadora será premiado com um notebook. Todos os alunos selecionados receberão um certificado de participação emitido pela Seduc.

O resultado da seleção será divulgado no dia 7 de janeiro de 2022. O período de 10 a 14 de janeiro será reservado para a entrega do trabalho em plenas condições de conservação para apresentação, de segunda a sexta, entre às 8h e às 13h, na sala do Seades, da sede da Secretaria do Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, localizada na Rua Dr. Gutemberg Chagas, 169 – D.I.A., bairro Inácio Barbosa, Aracaju. Já a exposição vai acontecer de 20 de janeiro a 18 de fevereiro de 2022. Mais informações podem ser obtidas também por telefone: (79) 3179-3336.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sisters conversam sobre romances no BBB 22, e Natália dispara: ‘Povo meio ruim de jogo!’
Murilo Huff abriu mão da tutela de bens do filho com Marília Mendonça
Polícia do Rio já chegou a suposto autor de ameaças racistas contra Douglas Silva
Flash político: Belivaldo confirma conversa com Lula, mas não falou sobre eleições em Sergipe