Aracaju, 28 de janeiro de 2022

Livro lançado pela UFS traz práticas exitosas realizadas em escolas da rede estadual de ensino

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A publicação é o resumo das atividades do Programa de Apoio Pedagógico aos Licenciados na Escola, parceria entre a UFS e Seduc

Diversas ações e práticas exitosas desenvolvidas em escolas da rede estadual de ensino foram reunidas no Livro de Resumos 1º Encontro do Prolice (Programa de Apoio Pedagógico aos Licenciados na Escola). A obra foi lançada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (DELIB), em parceria com o Núcleo de Integração Universidade Federal de Sergipe e Educação Básica (NIUEB/Seduc).

O livro traz em suas páginas atividades que foram desenvolvidas por alunos que são licenciados e que estão em formação docente, que fazem parte do programa, sob orientação de um professor da UFS e a supervisão de professores das escolas estaduais. O objetivo é disponibilizar para as escolas da rede estadual, redes municipais e comunidade acadêmica todas as ações que foram realizadas e que poderão servir de base para que outras unidades de ensino continuem a desenvolver projetos na mesma linha. A obra está disponibilizada em formato e-book, por meio do link: https://bit.ly/33jRar4.

De acordo com professora Patrícia Rosalba, diretora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da UFS, o livro é de grande importância, por trazer para o público em geral, tanto da universidade quanto das escolas estaduais, tudo aquilo que foi produzido por um programa de formação docente que envolve, sobretudo, a participação de professores da rede básica, e de professores e estudantes da Universidade Federal de Sergipe. “Trata-se de uma obra fundamental, que resume o que está sendo feito e produzido nessa parceria forte e constante entre a UFS, a Seduc, por meio do NIUEB, e as escolas de educação básica”, disse.

O coordenador do Núcleo de Integração UFS e Educação Básica (Niueb/Seduc), Paulo Roberto Rêgo, destacou que “o lançamento do livro do Prolice, resultante da interação entre a UFS e as escolas estaduais, representa mais um marco no sentido de fortalecer a formação continuada de professores e alunos, visando a almejada melhoria da qualidade do ensino em tempos de pandemia”.

Programa

O Programa de Apoio Pedagógico aos Licenciados na Escola (Prolice) contou em seu primeiro ciclo, 2020-2021, com 27 professores-coordenadores de núcleos da UFS das diferentes áreas das licenciaturas, 17 professores-supervisores que atuam na rede de educação básica do Estado de Sergipe e 169 estudantes de graduação nas licenciaturas. Estiveram envolvidos os campi de São Cristóvão, Itabaiana e Laranjeiras. Houve a participação de 14 escolas, sendo 12 estaduais, uma municipal e uma federal, distribuídas em cinco municípios diferentes: Aracaju, São Cristóvão, Itabaiana, Ribeirópolis e Brejo Grande.

Nos dias 5 e 6 de outubro de 2021, a UFS realizou o I Encontro do Projeto de Apoio Pedagógico aos Licenciandos na Escola. O evento teve como ponto alto, além de mesas redondas e debates, apresentações de relatos de experiências por parte de discentes e docentes envolvidos. O resultado do encontro foi o livro, que relata as experiências exitosas das escolas.

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Comitê volta a se reunir segunda-feira e adotará medidas rígidas para evitar aumento da Covid
Katarina pode ser a surpresa da eleição disputando uma vaga para Federal
Famílias da zona rural recebem subsídio pra comprar imóveis, Em Sergipe, foram 8 contratos que somaram R$ 627 mil
Secretaria de Estado da Saúde recebe 48.550 doses de vacinas contra a Covid-19 nesta quinta