Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Transferência interna na rede municipal inicia nesta segunda

7

Nesta segunda-feira, 10, a Prefeitura de Aracaju iniciou mais uma fase da Matrícula Online 2022 da rede municipal de ensino: a transferência interna. Até o dia 12, o Portal estará disponível para os alunos que já estudam nas escolas municipais e querem transferir a matrícula para outra unidade da rede.

O processo será realizado por meio do portal da Matrícula Online, que pode ser acessado de qualquer computador, tablet ou smartphone com acesso à internet. O próprio aluno – quando maior de idade – ou o responsável deverá preencher os dados com as devidas informações e buscar a vaga na escola que deseja.

“Muitas vezes, acontece de mudarem de bairro e precisarem se matricular em outra escola mais próxima. Mas, seja qual for a situação, é necessário que os responsáveis ou os alunos maiores de idade estejam atentos às datas. Primeiramente, consultem se há vagas disponíveis nas unidades que desejam fazer a transferência, após isso reservem a vaga. Com planejamento e atenção às datas, conseguiremos um período de matrícula tranquilo e sem aglomerações”, reforça a secretária municipal da Educação, Cecília Leite.

Quem solicitar a transferência interna tem até o dia 14 de janeiro para confirmar a matricula. “A solicitação da vaga ocorre até o dia 12, porém, para confirmar, o aluno maior de idade, pai ou responsável, precisa confirmar levando a documentação até o dia 14 à escola em que pleiteia a vaga”, ratifica a gestora.

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) disponibiliza uma central de atendimentos para sanar dúvidas que possam ocorrer durante a solicitação da vaga. Os números de telefones que estarão disponíveis à comunidade são 3179-1538 / 3179-1574 / 98106-2969 (WhatsApp).

Alunos novos

Após ser encerrada a fase de transferência interna, será aberta a matrícula para alunos novos, entre os dias 19 e 25 de janeiro. Esta fase é direcionada aos estudantes que desejam ingressar na rede municipal de ensino de Aracaju, vindos de outras redes. Estes estudantes, após solicitarem as vagas pelo Portal da Matrícula, têm até o dia 28 de janeiro para levar a documentação até a escola, também com agendamento prévio.

Documentação necessária

– Requerimento de Matrícula, assinado pelo aluno maior de 18 (dezoito) anos, ou pelos pais ou responsável legal, quando o aluno for menor de 18 (dezoito) anos;

– Guia de Transferência da escola de origem (não devendo conter emendas e/ou rasuras) ou Declaração de Escolaridade (com validade de 30 dias), para os alunos provenientes de outras escolas, mesmo que essa escola pertença à Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju;

– Cópia da Certidão de Nascimento do aluno;

– Cópia do Registro Geral ou Documento de Identidade do aluno, quando houver, e dos pais ou responsáveis legais pelo aluno;

– Cópia do CPF do aluno, quando houver, e dos pais ou responsáveis legais pelo aluno;

– Cópia do comprovante de residência com o CEP;

– Declaração de vacinação atualizada, para alunos de 0 a 6 anos de idade, conforme modelo anexo – disponível da Unidade Básica de Saúde de referência da família;

– Cópia da Carteira de Vacinação para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental;

– Cópia do Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), quando houver;

– Cópia do Cartão do Bolsa Família, quando houver;

– 03 (três) fotos 3×4 recentes;

– Para os alunos provenientes de países estrangeiros, bem como seus pais ou responsáveis legais, além dos documentos requeridos neste artigo, deverá ser apresentado o Registro Nacional Migratório-RNM/Protocolo de Solicitação de Refúgio.

– Os pais ou responsáveis legais pelo aluno e o aluno, quando maior de 18 (dezoito) anos, além dos documentos mencionados neste artigo, deverão tomar ciência dos termos que serão apresentados pela Unidade de Ensino na efetivação da matrícula.

Leia também