Aracaju, 24 de janeiro de 2022

Transferência interna na rede municipal inicia nesta segunda

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Nesta segunda-feira, 10, a Prefeitura de Aracaju iniciou mais uma fase da Matrícula Online 2022 da rede municipal de ensino: a transferência interna. Até o dia 12, o Portal estará disponível para os alunos que já estudam nas escolas municipais e querem transferir a matrícula para outra unidade da rede.

O processo será realizado por meio do portal da Matrícula Online, que pode ser acessado de qualquer computador, tablet ou smartphone com acesso à internet. O próprio aluno – quando maior de idade – ou o responsável deverá preencher os dados com as devidas informações e buscar a vaga na escola que deseja.

“Muitas vezes, acontece de mudarem de bairro e precisarem se matricular em outra escola mais próxima. Mas, seja qual for a situação, é necessário que os responsáveis ou os alunos maiores de idade estejam atentos às datas. Primeiramente, consultem se há vagas disponíveis nas unidades que desejam fazer a transferência, após isso reservem a vaga. Com planejamento e atenção às datas, conseguiremos um período de matrícula tranquilo e sem aglomerações”, reforça a secretária municipal da Educação, Cecília Leite.

Quem solicitar a transferência interna tem até o dia 14 de janeiro para confirmar a matricula. “A solicitação da vaga ocorre até o dia 12, porém, para confirmar, o aluno maior de idade, pai ou responsável, precisa confirmar levando a documentação até o dia 14 à escola em que pleiteia a vaga”, ratifica a gestora.

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) disponibiliza uma central de atendimentos para sanar dúvidas que possam ocorrer durante a solicitação da vaga. Os números de telefones que estarão disponíveis à comunidade são 3179-1538 / 3179-1574 / 98106-2969 (WhatsApp).

Alunos novos

Após ser encerrada a fase de transferência interna, será aberta a matrícula para alunos novos, entre os dias 19 e 25 de janeiro. Esta fase é direcionada aos estudantes que desejam ingressar na rede municipal de ensino de Aracaju, vindos de outras redes. Estes estudantes, após solicitarem as vagas pelo Portal da Matrícula, têm até o dia 28 de janeiro para levar a documentação até a escola, também com agendamento prévio.

Documentação necessária

– Requerimento de Matrícula, assinado pelo aluno maior de 18 (dezoito) anos, ou pelos pais ou responsável legal, quando o aluno for menor de 18 (dezoito) anos;

– Guia de Transferência da escola de origem (não devendo conter emendas e/ou rasuras) ou Declaração de Escolaridade (com validade de 30 dias), para os alunos provenientes de outras escolas, mesmo que essa escola pertença à Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju;

– Cópia da Certidão de Nascimento do aluno;

– Cópia do Registro Geral ou Documento de Identidade do aluno, quando houver, e dos pais ou responsáveis legais pelo aluno;

– Cópia do CPF do aluno, quando houver, e dos pais ou responsáveis legais pelo aluno;

– Cópia do comprovante de residência com o CEP;

– Declaração de vacinação atualizada, para alunos de 0 a 6 anos de idade, conforme modelo anexo – disponível da Unidade Básica de Saúde de referência da família;

– Cópia da Carteira de Vacinação para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental;

– Cópia do Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), quando houver;

– Cópia do Cartão do Bolsa Família, quando houver;

– 03 (três) fotos 3×4 recentes;

– Para os alunos provenientes de países estrangeiros, bem como seus pais ou responsáveis legais, além dos documentos requeridos neste artigo, deverá ser apresentado o Registro Nacional Migratório-RNM/Protocolo de Solicitação de Refúgio.

– Os pais ou responsáveis legais pelo aluno e o aluno, quando maior de 18 (dezoito) anos, além dos documentos mencionados neste artigo, deverão tomar ciência dos termos que serão apresentados pela Unidade de Ensino na efetivação da matrícula.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Secretaria de Saúde Aracaju se prepara para vacinar crianças de 6 anos ou mais com CoronaVac
Zezinho Sobral debate ações para avançar empreendedorismo
Cursos oferecidos são de diversas áreas do conhecimento 
Covid-19 deixa o Sergipe sem time para jogar na quarta-feira após registrar 16 casos  no elenco