Aracaju, 28 de março de 2024

Candidatos aos Exames Supletivos em Caráter Excepcional farão a prova no dia 20 de janeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
8

As provas são para os alunos que já se inscreveram e ficaram com pendências nos primeiros Exames Supletivos do ensino médio realizados em dezembro de 2021.

A Secretaria de Estado da Educação do Esporte e da Cultura (Seduc), através da Divisão de Exames e Certificação do Departamento de Educação (DIEX/ SEJA/ DED), e em parceria com a Diretorias Regionais de Educação, realizará no dia 20 de janeiro de 2022, a segunda etapa de provas dos Exames Supletivos em Caráter Excepcional para os alunos que não concluíram o Ensino Médio em 2021.

As provas serão realizadas, das 8h às 12h, nas unidades escolares das Diretorias Regionais de Educação e em Aracaju, conforme logística articulada com as diretorias regionais, e atendendo a todos os protocolos de segurança contra o Covid-19. Deverão participar os estudantes que compareceram aos exames realizados no dia 9 de dezembro, e não conseguiram a nota mínima para aprovação em alguma Disciplina/Componente Curricular, conforme determina a resolução nº02/2013 do CEE/SE.

O objetivo é oportunizar aos alunos com idade igual ou superior a 18 anos que já se inscreveram e ficaram com pendências em 2021, serem avaliados e, em caso de aprovação, receberem a certificação do nível médio, possibilitando a continuidade dos estudos e dessa forma facilitar a inserção destes no mercado de trabalho, principalmente nesse momento de pandemia.

Nesse sentido, os Exames Supletivos permitem avaliar os saberes desses jovens e adultos adquiridos ao longo de sua vida, promovendo a certificação do Ensino Médio para aqueles que forem aprovados nas provas objetivas e de redação.  “É muito importante o movimento coletivo dos Professores, Gestores, Diretorias Regionais, e até mesmo dos próprios estudantes incentivando os colegas, para que os inscritos compareçam para a realização dos Exames Supletivos, posto que muitos desses estudantes necessitam da certificação para a continuação de sua vida estudantil, ou para ingressar no mundo do trabalho”, afirma Ana Lúcia Muricy, diretora do DED.

Segundo o prof. Edson Aragão, coordenador da DIEX, é preciso compreender a oferta dos exames de certificação, não apenas como um cumprimento legal, mas um compromisso social do governo do Estado.

Disponibilidade e simulados

A Secretaria de Educação, visando melhor orientar os participantes, disponibilizou desde dezembro de 2021 vários cadernos pedagógicos com o objetivo de subsidiar os estudos dos participantes. Para esse segundo momento, no intuito de que os estudantes possam revisar os conteúdos, exercitar a interpretação e modelos de respostas, foi disponibilizado o Simulado Online (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKtno_2qeAnuUZxWqiYhs5Pn8CN_P7o-7qnfD5nTMXoMhWmQ/viewform?usp=sf_link), com o objetivo de melhor preparar os participantes para as provas. O Simulado também pode ser acessado no Portal do Supletivo (https://www.seed.se.gov.br/portais/supletivo/).Os conteúdos programáticos de cada disciplina, bem como as orientações sobre as provas podem ser encontradas no Portal do Supletivo

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também