Aracaju, 28 de março de 2024

Energisa orienta sobre cuidados durante reformas em residências

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
ENERGISA

Serviços devem ser realizados por profissionais qualificados

O momento de construir e reformar o imóvel é acompanhado de muitas expectativas, mas obras próximas à rede elétrica requerem cuidados ainda maiores durante o manuseio de materiais para evitar acidentes e interrupções de energia. Para orientar sobre os cuidados com a rede elétrica durante reformas em residências, a Energisa Sergipe trouxe algumas orientações de segurança.

Durante a reforma, uma situação comum e muito perigosa é encostar ou aproximar ferramentas da rede elétrica, principalmente com a utilização de andaimes. A orientação é montar andaimes longe da rede elétrica e nunca deixar vergalhões e calhas tocarem na rede.

“Os profissionais devem ficar atentos às distâncias mínimas de segurança da rede elétrica, que deve ser de dois metros de distância na horizontal, a contar da ponta do objeto em mãos do trabalhador. Essa distância pode ser ainda maior a depender da tensão de exposição. Os cuidados também devem existir durante os serviços de pinturas e instalações de antenas de TV. Além disso, não se deve mexer na fiação de forma a afastá-la do local da construção, sob nenhuma hipótese. Somente as equipes da Energisa estão autorizadas e preparadas para esse tipo de trabalho”, afirma o coordenador de segurança da Energisa Sergipe, Robson Jezler.

As atividades que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, por profissionais qualificados e autorizados. Subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar equipamentos na rede de energia são serviços que só as equipes da Energisa podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho com segurança.

A Energisa selecionou algumas orientações para que você realize a reforma com segurança:

-Monte andaimes longe da rede elétrica e nunca deixe vergalhões e calhas tocarem na rede, pois essas estruturas podem conduzir energia e causar choque elétrico.

-Planeje a obra com antecedência e análise possíveis riscos, como altura da fachada para a pintura e proximidade da rede elétrica da rua;

– Ao comprar materiais elétricos, verifique se tem o selo do Inmetro;-Fios descascados, amassados ou com corrosão na capa isolante precisam ser substituídos imediatamente;

Canais de atendimento:

WhatsApp (Gisa): (79) 9 8101-0715

Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

Site: energisa.com.br

Call Center: 0800 079 0196

Por Adriana Freitas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também