Aracaju, 28 de março de 2024

Chuva ocorrerá nas próximas 24h em todo estado e índice pluviométrico pode chegar à 50 milímetros

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Índice pluviométrico poderá chegar à 50 milímetros nos Territórios Centro Sul, Grande Aracaju e Sul Sergipano

As chuvas ocorridas em diversos municípios do estado desde o domingo, 23, predominam durante as próximas 24 horas nos oito territórios sergipanos. Segundo a Coordenadoria de Meteorologia e Mudanças Climáticas (CMT) da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), atualmente existem três sistemas meteorológicos que favorecem a ocorrência de chuvas fortes sobre todo o Estado.

Esses sistemas sobre o Oceano Atlântico causam desprendimento de umidade oceânica em direção à costa,e, nesta umidade atuam os deslocamentos de massas de ar quente e úmido (Ventos Alísios de Leste), em direção ao continente, que devido a esse fenômeno, as temperaturas se elevam até o momento das chuvas que ocorrem de maneira mais intensa devido a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que é típico desta época do ano.

Para esta segunda-feira, 24, a previsão é de chuvas em todo o Estado, com índice pluviométrico de 30 a 50 milímetros, principalmente em municípios dos Territórios Centro Sul, Grande Aracaju e Sul Sergipano, com possibilidade de ventos fortes de 30 a 50km/h e descargas elétricas, sobretudo na tarde de hoje. No entanto, as temperaturas permanecem elevadas, sendo que no litoral elas variam de 23,1°C a 30,9°C e entre 21,1°C e  33,3° C no interior.

Na terça-feira, 25, espera-se durante a madrugada precipitações de chuvas leves no Território Sul Sergipano e tempo nublado nos demais. Nos períodos da manhã e tarde há probabilidade de céu aberto com poucas nuvens em todo o estado e de tempo nublado ou parcialmente nublado durante à noite. Os termômetros registrarão mínimas de 23,6°C no litoral e 21,2°C no interior  e de 30,5°C à 33,2°C, respectivamente.

Na quarta-feira, 26, aguarda-se precipitações leves nos Territórios do Agreste Central, Centro Sul e Sul Sergipano pela manhã e tempo nublado durante o restante do dia e noite em todo o Estado. No litoral, as temperaturas oscilam em torno de 25,5°C e 31,1°C,  enquanto no interior elas variam de 22,2°C a 32,4°C.

Fonte e foto ASN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também