Aracaju, 11 de julho de 2025
Search

Defesa Civil de Aracaju emite alerta de chuva para as próximas 48 horas. População deve ficar atenta

CH_UVA

Defesa Civil de Aracaju emitiu neste domingo (23) um alerta de chuva para as próximas 48 horas com base no aviso de chuva divulgado, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Na capital, a chuva começou por volta das 3 horas desta segunda-feira (24), seguida de muitos trovões e relâmpagos.

A Defesa Civil de Aracaju, emitiu alerta através do Serviço SMS 40199, para informar a população sobre a instabilidade climática.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, enfatiza que os órgãos da gestão municipal atuam de maneira integrada para reduzir os transtornos que possam ocorrer. “O trabalho, para a redução de riscos, é contínuo. Os diversos órgãos da Prefeitura de Aracaju estão preparados para as demandas que possam surgir e atuam de forma estratégica, para evitar ou minimizar possíveis transtornos”, destacou.

A população deve estar atenta a possíveis situações de anormalidade, como inclinação de árvores e postes, rachaduras ou afundamento de piso, alagamento, movimentação de terra em áreas de encosta, dentre outras situações que venham a ser ocasionadas pela chuva.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, ressalta que as equipes estão com alerta para atendimento à população. “Caso sejam observadas situações de possíveis riscos, a população deve acionar o órgão através do serviço emergencial 199, que funciona 24 horas”, frisou.

Serviço de Alerta – 40199

O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuva, maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção.

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Leia também