Aracaju, 23 de julho de 2026

Aracaju, 30 de maio de 2026

Search

JOÃO ALVES E A REELEIÇÃO

Diógenes Brayner – [email protected]

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), recebeu ontem à tarde, em sua casa, o presidente do PPS em Sergipe, Clovis Silveira, com um abraço. Disse-lhe: “a conversa que tivemos foi decisiva para retomar a minha candidatura à reeleição”. Segunda-feira, Clóvis esteve com João Alves por duas horas e foi firme em algumas declarações sobre o momento político que passa o grupo liderado pelo prefeito.

Duro no sentido de mostrar como ficariam os partidos às vésperas das convenções, com a sua desistência.

Na realidade, algumas pessoas influenciaram firmes para que João não desistisse da candidatura. Obtiveram êxito. Ele deve anunciar que estará nos palanques em outubro, ao lado de José Carlos Machado, que continuará na vice. Um dos que mais incentivaram o prefeito foi o advogado que trabalha para ele há muitos anos. Mostrou a ‘importância política’ de sua participação no pleito de outubro.

João Alves terminou cedendo e avisou a líderes de partidos que se encontraram com ele ontem, antes de sua viagem a Brasília, que seria candidato.

Houve outros incentivos marcantes que mudaram a decisão do prefeito, como a de sua irmã Marlene Calumby, do secretário das Finanças, Jair Oliveira, e de secretárias como Etelvina Santos e Vera Hora. Foi essa torcida organizada em favor da reeleição que fez o prefeito esquecer de desistir da disputa.

Mesmo assim, ainda se ouve a pergunta: “João será mesmo candidato?” A certeza só depois do anúncio. Em Brasília ele teria conversado com o senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, e com o ex-presidente José Sarney.

Além disso, quando se soube que o buliçoso Robson Viana (PEN) também viajara a Brasília, ao lado do governador Jackson Barreto, todos ficaram com tudo no ponto.

EXTRA

O vice-governador Belivaldo Chagas já comunicou ao presidente do PSB, Valadares Filho, em almoço ontem, o seu afastamento do partido.

Até sexta-feira oficializa sua saída da legenda junto ao TRE.

ATITUDE

Belivaldo Chagas admite que se não tomasse à atitude de deixar o PSB, teria que sair do Governo, onde se sente muito bem.

Belivaldo continua defendendo o projeto de Governo para o qual foi eleito.

POSIÇÃO

Ainda não está definido, mas os próximos passos de Belivaldo Chagas é filiar-se ao PMDB, que já lhe fez convite e o deseja em seus quadros.

É uma decisão a tomar mais adiante.

TENSÃO

Criou-se, ontem, uma certa tensão entre aliados do prefeito João Alves Filho (DEM), porque o deputado Robson Viana também viajou a Brasília.

Robson também esteve com o governador Jackson Barreto.

DISCUTIDO

A viagem dos três foi discutida com apreensão em reunião, no final da tarde de ontem, entre o DEM, PV, PHS e PSDB, que apóiam João. Por que a presença de Robson?

Ainda é essa a grande questão…

DEPENDE

A informação de Brasília é que o prefeito só anuncia a disputa pela reeleição depois de conversar com o presidente do DEM, José Agripino Neto.

Também terá encontro com José Sarney (PMDB).

REAÇÃO

A reação dos aliados em relação à viagem de Robson Viana a Brasília, é que todos eles querem que José Carlos Machado integre a chapa de João como vice.

Ontem, quando confirmou reeleição, João disse que disputaria ao lado de Machado.

CERTEZA

Dentro do bloco que apóia a reeleição de João há otimismo em relação ao anúncio que ele fará amanha, dentro do que foi conversado ontem.

Mesmo assim o pessoal vai esperar acontecer.

VINÍCIUS

O vereador Vinicius Porto, disse ontem ao portal 247, que o DEM deve optar por uma aliança com Valadares Filho, caso João Alves não dispute a reeleição.

Vinícius torce pela reeleição do atual prefeito.

CONVERSAS

Ainda não está fechado o apoio do deputado Robson Viana (PEN) à précandidatura de Valadares Filho à prefeitura de Aracaju.

Os dois continuam conversando

CONVENÇÃO

Sexta-feira será realizada a convenção de todos os partidos que formam a aliança de apoio à précandidatura de Valadares Filho.

Às 17 horas todos se encontram no pátio externo da sede do PSB.

COM INALDO

O deputado Jony Marcos (PRB) decidiu apoiar o padre Inaldo, em Socorro, porque não conseguiu reunir força suficiente para ‘uma candidatura de renovação’, como disse.

– O projeto que mais se aproxima do nosso é o do padre Inaldo, disse.

ECUMÊNICA

O bloco de apoio ao padre Inaldo será ecumênico. Terá dois pastores – um da igreja Universal e outro da igreja Batista – ao lado do padre.

O anuncio de apoio a Inaldo será feito hoje na casa da vereadora Maria da Taiçoca.

TAIÇOCA

Aliás, segundo informou Jony Marcos, a vereador Maria da Taiçoca é do PSD e não vai seguir seu partido, que apóia José Franco (PSDB) a prefeito de Socorro.

– Mas isso é coisa para decidir depois, disse.

ESTÂNCIA

O vice-prefeito de Estância, Filadelfo Alexandre (PMDB), decidiu não disputar a reeleição com o prefeito Carlos Magno (PCdoB).

Filadelfo vai disputar a Assembleia Legislativa em 2018.

CANINDÉ

As eleições em Canindé ainda está na base de conversas para definições. Eliane Moraes é précandidata e está buscando ampliar sua aliança dialogando com lideranças política.

Eliane mantém contato com Rosa Maria, sem esquecer Orlandinho e Kaka.

LAGARTO

Jerônimo Reis (PMDB) fará sua convenção sexta-feira. Ainda não tem candidato à vice definido, porque pretende um nome que nunca participou de política.

Alguns consultados estão em dúvida.

NEGOCIAÇÃO

Jerônimo disse ontem que não fará qualquer tipo de negociação para alianças. Os partidos: “quem quiser vir, que venha”.

Se eleito, vai administrar com quem o apoiou.

Notas

Impeachment – O relator da Comissão Especial do Impeachment, senador Antonio Anastasia (PSDB), apresentou ontem seu relatório com voto pela procedência da acusação e pelo prosseguimento do processo contra a presidente afastada Dilma Rousseff. Anastasia afirmou que há a presença de materialidade de crime.

0x0

Cunha – Após sucessivas cobranças da oposição, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), prometeu ler segunda-feira o parecer do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa que pede a cassação do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB). A leitura é o primeiro passo antes da votação no plenário.

0x0

Duração – Julgamento final do processo de impeachment contra a presidente afastada, Dilma Rousseff, deve ter início em 25 ou 26 de agosto, e poderá durar até cinco dias. A informação foi dada ontem pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. Explicou que a duração do julgamento final depende dos procedimentos.

0x0

Golpe – Segundo informa Kennedy Alencar, o juiz Sérgio Moro deu um duro golpe no discurso tucano sobre corrupção. Segundo ele, há prova de que em 2009 o então presidente do PSDB, Sérgio Guerra, que morreu em 2014, cobrou propina de R$ 10 milhões para abafar a CPI da Petrobras.

0x0

Dívidas – Foi adiada para a semana que vem a votação do projeto de lei sobre as dívidas dos estados (Projeto de Lei Complementar 257/16). O relator do texto, deputado Esperidião Amin (PP), concordou com sugestões dos líderes partidários de adiar a análise devido à complexidade do tema e à quantidade de emendas.

0x0

Cresce – A produção industrial brasileira cresceu 1,1% na passagem de maio para junho. Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta é a quarta alta consecutiva do indicador nesse tipo de comparação.

Conversando

Calmaria – Uma certa calmaria entre aliados do prefeito João Alves Filho, que vai anunciar sua candidatura à reeleição provavelmente hoje.

Grupos – Uma movimentação nos grupos sociais com informações diversas sobre a questão da précandidatura de João Alves e sua decisão para a disputa.

Viagem – O governador Jackson Barreto também viajou a Brasília ao lado do prefeito João Alves Filho, ontem à tarde.

Queda – A venda de veículos novos em todo o País caiu 20,29% em julho, na comparação com julho do ano passado, segundo dados divulgados Fenabrave.

Próprias – As convenções eleitorais estão definindo o lançamento de candidaturas próprias do PPS a prefeito em todos os estados do País.

Turno – Uma coisa está bem clara: se o prefeito João Alves Filho (DEM) decidir por disputar a reeleição, há garantia do segundo turno.

Espinha – Clovis Silveira lembra q teve um partido tomado em 2013. E hoje tem um problema com “espinha de peixe”

Débitos – Nilson Lima fala sobre possibilidade de parcelamento de débitos ofertados pela Receita Federal. Pode ser feito, mas é um drama.

Estrutura – Tenente coronel Adriano Reis fala sobre insatisfação da categoria militar com falta de estrutura do trabalho.

Leia também