DIÓGENES BRAYNER – [email protected]
A causa da desistência de João Alves Filho (DEM) de disputar a reeleição, dita por ele aos aliados, foi um vídeo atribuído ao vice-governador José Carlos Machado (PSDB), divulgado ontem em redes sociais e por emissoras de rádio. João avisou que não deixa a política “de jeito nenhum” e que iria ajudar aos partidos que o acompanham e eleger vereadores.
João Alves não sugeriu nenhum nome a majoritário e, também, justificou a saída do páreo, à informação de que havia nova gravação de 19 minutos, que poderia ser divulgada: “não vou passar todo o tem me explicando”. Os apelos foram intensos para que ele não desistisse, mas em vão. Ontem mesmo alguns presidentes de partidos e vereadores deixaram a reunião para buscarem Edvaldo Nogueira e Valadares Filho.
O PSDB reuniu-se ontem mesmo para tomar uma posição e a tendência natural será migrar para a aliança com PSC e o PSB. O partido integra o bloco ligado aos cristãos, mas há receio de intervenção.
Ontem foi um dia infernal. Uma gravação montada exibia o vice-prefeito José Carlos Machado criticando duramente secretários da Prefeitura. Machado foi traído por alguém de sua confiança, que provavelmente não o queria mais vice-prefeito. E não parece difícil descobrir a origem do ‘fogo amigo’. Basta buscar entre aqueles que trabalharam para separar João e Machado, promovendo a intriga.
Machado é um político sério e respeitado até por adversários. No decorrer de toda sua vida pública, ninguém teve maior lealdade a João que ele, acompanhando-o em todos os momentos. É uma perda grande para o grupo.
Machado não merecia o que lhe fizeram.
NOVO NOME
Segundo avisa o presidente regional do PPS, Clovis Silveira, aliado de João Alves, seu partido discute hoje candidatura própria a prefeito de Aracaju.
O nome ainda em discussão é Zé da Jaluzi.
FOGO AMIGO
O vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) foi vítima do ‘fogo amigo’. As palavras usadas por ele no áudio só seriam ditas a pessoa de sua maior intimidade.
A distribuição do vídeo teve objetivo de ‘queimá-lo’.
MOMENTO
Quem distribuiu o audio escolheu o momento político ainda indeciso, para tira de vez Machado da possibilidade de se manter candidato a vice-prefeito.
Não fosse isso, teria divulgado antes.
PROVOCADO
Machado teria sido provocado por algum ‘amigo’ para ter respondido daquela forma. Quem telefonou disse-lhe que o ‘secretariado do município não gostava dele’.
Isso teria o chateado e provocou a resposta raivosa.
BOLETIM
A informação, mas recente sobre o audio é que o vice-prefeito José Carlos Machado vai prestar queixa à Polícia, para tentar identificar o celular de quem falou com ele.
Já estaria contratando advogado para cuidar do assunto.
RETORNO
Prefeito João Alves Filho desembarcou ontem em Aracaju, por volta das 16 horas. Seus aliados estavam em agonia porque o esperavam por volta do meio-dia.
A pressa do bloco é porque hoje é o último dia para convenções.
PREFEITOS
A relação de précandidatos com restrições para disputar as eleições, fez com que parte deles agilizasse seus advogados para verificar a situação.
Pelo menos quatro deles podem ser substituídos.
SOCORRO
O PSDB realiza convenção hoje para homologar a candidatura de José Franco a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, depois de uma reviravolta na indicação da chapa.
Klewerton (PDT), de précandidato a prefeito, passou a vice.
JÁ DEU
O deputado Jony Marcos (PRB) disse que optou pela candidatura de padre Inaldo (PCdoB) a prefeito de Socorro, porque ‘Zé Franco já deu o que tinha de dar’.
Ontem a noite ele participou da convenção que oficializou Inaldo.
MANDO
Pelas características da ataque a tiros ao advogado Antônio Mortari, na avenida Barão de Maruim, não houve tentativa de assalto, mas de execução.
Naturalmente a Polícia conclui que alguém quer vê-lo morto. Quem?
SEGURANÇA
Deputado Capitão Samuel diz que um advogado sofreu uma tentativa de homicídio e colocaram a policial militar para garantir a segurança particular dele.
– D. Maria, doméstica, sofreu tentativa de homicídio e não teve tratamento igual.
COBRADOR
Capitão Samuel lembra do cobrador de ônibus que sofreu ameaça por arrastar o veículo quanto de uma tentativa de assalto.
Acha que ele também deveria ter segurança exclusiva da PM.
COMO ENTENDER?
O deputado Capitão Samuel considera difícil entender a diferença de tratamento entre trabalhadores como D. Maria, o cobrador e o advogado.
E pergunta: “Qual a diferença?”
OUSADIA
É assustadora a ousadia dos bandidos também em Sergipe. Alguns deles tentaram incendiar uma viatura da Polícia Militar que serve à cidade de São Domingos.
Foi-se o tempo que marginal tinha medo de polícia.
MUDANÇAS
O governador Jackson Barreto retirar o ‘Esporte’ da Secretaria de Turismo e junta-lo com a ‘Cultura’ e formará uma nova Pasta: Esporte e Cultura.
O secretário será indicado pelo deputado Luis Mitidieri (PSD).
A RAZÃO
A troca é porque Mitidieri tem condições de conseguir recursos nos Ministérios em Brasília, para desenvolver políticas populares no esporte e cultura.
O governador quer incentivar jovens à prática dos dois segmentos.
CONVENÇÃO
O governador Jackson Barreto participa de duas convenções hoje. À tarde em Pirambu e à noite a que homologa a chapa Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Eliane Aquino (PT).
Ontem JB esteve no município de São Francisco.
OPOSIÇÃO
Valadares Filho também realiza sua convenção hoje, na sede do partido e homologa sua candidatura a prefeito de Aracaju pelo PSB.
À noite reúne alados, como PSC&Cia para fazer a festa.
OLIMPÍADAS
Albano Franco (PSDB) estará hoje, como convidado, na abertura dos Jogos Olímpicos, que acontece no Rio de Janeiro.
Ao seu lado a neta, Ana Teresa, de 17 anos.
Notas
Camisinha – Segundo informa Lauro Jardim, de ‘O Globo’, o estoque de camisinhas (ou seja, uma caixa com 50 unidades) da academia Technogym, localizada na Vila dos Atletas e frequentada por atletas, técnicos e funcionários, é reposto a cada três horas. Esta tem sido a média dos últimos dias.
0x0
Campanha – Dentro de mais uma semana começa a campanha eleitoral em todos os municípios, para eleger ou reeleger prefeitos ávidos pelo mandato. Em um momento de crise sufocante, sem recursos para pagar a servidores, os políticos ainda se arriscam a exercer esses mandatos sem futuro. Pior: investem para isso.
0x0
Foro – Beneficiário de foro privilegiado, o juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal no Paraná, afirmou ontem, que este é um tema complicado e que, se a lei permitisse, abriria mão dessa salvaguarda especial. O foro privilegiado protege bandidos que são autoridades.
0x0
Passos – O ex-prefeito e ex-deputado estadual Antônio Passos (DEM) foi homologado, em convenção realizada ontem, candidato à Prefeitura de Ribeirópolis. Passos disputa em composição com o PSC e na homologação estava o senador Eduardo Amorim. Lá, PSB e PSC não se cheiram politicamente.
0x0
Não teme – O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou ontem que o presidente interino, Michel Temer, não teme hostilidades por parte dos brasileiros que estarão presentes hoje no Estádio do Maracanã, por ocasião da solenidade de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
0x0
Cunha – Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, determinou o prazo de 72 horas para que a Câmara dos Deputados se manifeste com relação a uma ação apresentada pela defesa do deputado afastado Eduardo Cunha. No despacho, o ministro determina também que seja dada ciência à Advocacia-Geral da União (AGU).
Conversando
Cassação – STF dá 72 horas para Câmara se posicionar sobre recurso de Cunha, que pede suspensão do processo de cassação.
Renovar – Valadares Filho diz que hoje será um dia muito importante, pois iremos anunciar o que pretendemos fazer para renovar Aracaju.
Retorno – Edvaldo Nogueira (PRB) diz que o deputado Jony Marcos (PRB) também quer o retorno da qualidade de vida para a nossa Aracaju.
Natal – Marcio Macedo (PT) viaja ao lado de Lula e Ruy Falcão. Ontem ele estava no Rio Grande do Norte para cumprimenta Mineiro, o candidato do PT a prefeito de Natal.
Paralisa – O deputado Capitão Samuel lembrou que a Polícia de Porto Alegre parou ontem em manifesto aos salários parcelados.
Risco – Sargento Edgard fala “que se algum dia alguém me pediu para eu abrir mão dos meus princípios, eu desobedeci, mesmo colocando a minha liberdade em risco”.
Agonia – Chagas Belivaldo explica ida para o PMDB e diz que não poderia abandonar Jackson Barreto. Afirma que sabe da agonia do governador nessa crise.
Machado – Fabio Mitidieri diz que José Carlos Machado é um dos mais valorosos homens públicos do Estado. Tem prestígio e competência indiscutíveis.
Robson – Padre Inaldo diz que terá apoio pessoal de Robson Viana, mas que demais integrantes do PEN preferiram marchar com Fabio Henrique.
