Estudos ao redor do mundo têm mostrado os efeitos pós covid-19 no sistema endocrinológico. Relatos de alterações na tireoide, podendo ser desenvolvido a tireoidite entre outros problemas. A endocrinologista do Sistema Hapvida, Dra. Fernanda Máximo fala sobre a importância de observar os sinais que o corpo pode emitir.
“Observar sinais que o corpo manifesta se mostra importante em qualquer período, e uma prática ainda mais necessária agora, após a pandemia”, diz a médica.
Boa parte dos pacientes chega aos consultórios com dúvidas sobre o que é tireoide, relata a Dra. Fernanda. A especialista explica que é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço. “Ela fica abaixo da região conhecida como pomo de Adão, que, em algumas partes do Brasil é chamada popularmente de gogó”, acrescenta.
A médica explica que o funcionamento de órgãos vitais, como o coração, cérebro, fígado e rins, está relacionado à tireoide. “O desenvolvimento das crianças e adolescentes tem relação com ela. Entre adultos, sua interação passa pela regulação dos ciclos menstruais, fertilidade, peso, memória e no controle emocional”, relatou.
Diante dos cuidados necessários para evitar distúrbios na tireoide, a especialista reforça a importância do acompanhamento médico como rotina, e como melhor caminho para a prevenção.
Foto assessoria
Por Laila Oliveira
