Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

2ª Campanha de Adoção do Aju Animal levou aracajuanos à Sementeira no sábado

phpThumb_generated_thumbnail

Era possível perceber a alegria de quem compareceu à 2ª Campanha de Adoção do Programa Aju Animal. O evento, promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), contou com 60 animais, entre felinos e caninos e foi realizado neste sábado, 16.

A campanha aconteceu no Parque Augusto Franco, popularmente chamado de Sementeira. A estudante Mariana Aguiar Melo foi na companhia da mãe e adotou uma cadelinha. Por enquanto, ela ainda não deu um nome ao novo pet, mas estuda a possibilidade de chamá-la de Pérola. “Eu gosto desse nome. Acho bonito. Ainda estou decidindo. O importante é que estou levando essa fofura para casa”, disse sorridente.

Todos os animais adotados foram microchipados, vacinados e vermifugados. Para quem defende a causa animal, a exemplo da presidente do Projeto Acolher Aju, Sandra Oliveira, iniciativas como esta mudam a vida de gatos e cachorros. “Esse engajamento faz toda a diferença, principalmente no fim de ano, quando vários pets são abandonados. Eu cuido de 61, ao todo. Trouxe 10 para a campanha e espero conseguir um lar definitivo para, pelo menos, metade deles”, afirmou.

Quem também participou do evento foi a SOS Vida Animal Sergipe. A integrante do Conselho da instituição, Beatriz Guidice, ressaltou a importância da campanha. “Este momento é único. A gente vê a felicidade das famílias que chegam aqui para adotar um felino ou um canino. A adoção é responsável e a gente faz questão de acompanhar todo o processo. Depois de adotado, a SOS faz o monitoramento para ter a certeza que esse animal está sendo bem cuidado, contou.

Parcerias

Participaram ainda da 2ª edição da Campanha, o Instituto Canto Vivo, Fraternidade Pet, Instituto Safira, Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (Adasfa), protetores individuais, além do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, proporcionar um lar definitivo a esses cães e gatos motiva ainda mais a gestão municipal. “Esse é um dos quatro eixos do Programa Aju Animal e a gente fica feliz ao notar toda a mobilização da sociedade. A expectativa é que as adoções aumentem para que os animais tenham amor, proteção e saúde”, colocou.

Outras ações

Durante o evento, a Sema, em parceria com a Clínica Veterinária PetNet ofertou consultas, exames e vacinação para pets em geral. A tutora, Claudivânia Santana Andrade de Menezes, levou o pet para se vacinar. Ela elogiou a iniciativa e a necessidade de cuidar da saúde dos animais.

“Não podemos negligenciar. Temos que estar atentos à vacinação. Aproveitei a ação e trouxe o Harry para se imunizar. Gostei muito da atenção e organização. Vocês estão de parabéns”, destacou.

Foto: Ascom/Sema

Leia também