Parte dos funcionários da empresa de ônibus Modelo voltaram a paralisar na manhã desta quinta-feira (13), por atraso no pagamento de salários, do 13º e outros benefícios.
As informações são de que os ônibus não saíram da garagem e os trabalhadores estão com os braços cruzados e se reuniram na porta da empresa, na Avenida Tancredo Campos, no bairro Porto Dantas, em Aracaju.
A principal requisição feita é o pagamento das férias, do 13° salário, e do FGTS, que há 2 anos não é depositado.
Os trabalhadores informaram que a paralisação foi motivada pelos recorrentes atrasos nos salários e benefícios do mês de setembro, que atingem motoristas, cobradores e equipes de manutenção.
As informações passadas pela SMTT são de que 30 ônibus estão parados, afetando principalmente as linhas do Marcos Freire, Porto Dantas e o complexo Taiçoca.
Veja o que diz a nota do Setransp
Funcionários de uma das empresas de ônibus paralisaram as atividades nesta quinta-feira, 13, questionando o atraso no pagamento de salários e benefícios. A empresa chegou a quitar uma parte dos salários em atraso essa semana e está buscando alternativas para atender o quanto antes pleito justo dos seus colaboradores.
No entanto, a situação atual de todo o sistema de transporte é de desequilíbrio econômico diante do acúmulo de débitos postergados durante a pandemia; aumento gradativo das despesas, principalmente o combustível; crescimento da utilização de gratuidade sem fonte de custo; queda do número de passageiros que ainda passa dos 40%; a defasagem da tarifa de ônibus e a falta de aporte extra tarifário, entre outros.
O Setransp alerta para a necessidade de apoio quanto a realidade do sistema de transporte, prestador de um serviço essencial para população, que tem sido ameaçado com interrupções frequentes ao longo dos últimos anos por conta de questões financeiras.