Aracaju, 7 de maio de 2024
Search

Prefeitura de Boquim faz balanço dos cem dias de gestão

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ9999

Ao completar cem dias à frente da administração de Boquim, o prefeito Eraldo de Andrade (SD), que está em seu primeiro mandato, faz um balanço geral pontuando as principais ações realizadas e destacando que seu objetivo principal é trabalhar pela coletividade, sem quaisquer distinções, visando um Município mais digno e melhor para se viver. “Nesses primeiros cem dias tentamos organizar a casa e colocar em prática os compromissos assumidos de forma a atender as principais necessidades da população. As dificuldades são gigantescas, mas a nossa força de vontade e o desejo em ver nosso município crescer é ainda maior. Chega a ser clichê, mas nunca se fez tanto em tão pouco tempo”, disse Eraldo.

Saúde – A marcação de exames, consultas e demais serviços de agendamento é feita por profissionais habilitados, funciona de segunda a sexta-feira nos dois turnos dando dignidade a população, bem como a distribuição de medicamentos essenciais e o acompanhamento ambulatorial e domiciliar de pacientes com sequelas de AVC. A contratação de médico cirurgião que, além de realizar pequenas cirurgias no Município fará as cirurgias de média e alta complexidade em Aracaju, e a aquisição de uma ambulância com recursos próprios para atendimento em domicílio, marcaram as ações da Saúde. A chegada da carreta OdontoSesc  também ganhou destaque com mais de dois mil atendimentos odontológicos em apenas sessenta dias que resultou na contratação de dois dentistas para que a haja continuidade no tratamento da população. Três fisioterapeutas foram contratados, sendo um exclusivo para atendimento domiciliar. O pagamento com recursos próprios da ajuda de custo para os pacientes de hemodiálise beneficiados com o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), e campanhas preventivas e educativas em saúde bucal e controle do mosquito Aedes Aegypti também são destaques entre as ações da Saúde.

Educação e Esporte – Os estudantes universitários foram beneficiados com o transporte universitário gratuito, uma luta de anos dos estudantes. Desde a implantação da Lei do Piso Salarial dos Profissionais do Magistério, pela primeira vez uma administração realiza esse pagamento na folha do mês de janeiro, além do pagamento do terço das férias na folha de fevereiro, mantendo um diálogo aberto e transparente com os sindicatos dos servidores da área da educação – SINTESE – bem como dos servidores municipais. Houve realização de encontro pedagógico com discussões de eixos temáticos na área de atuação de cada professor, além do Município ser sede do curso de formação sobre o Plano Municipal de Educação (PME), e assumir a responsabilidade pela educação especial, que até então vinha sendo terceirizada. Dando o pontapé inicial das ações esportivas, foram realizados campeonatos de futsal e futebol de campo.

Cultura, Lazer e Turismo – Arte, cultura e gastronomia, foram ingredientes que ganharam destaque com exposições, palestras, lançamento de livro de autora boquinense e apresentações de artistas da terra. Um passeio ciclístico no aniversário da cidade findou na fixação de uma placa na Lagoa Vermelha, indicando o local de origem do Município a fim de que estudos sejam realizados sobre a verdadeira história do povo boquinense, além da realização de uma feira cultural e gastronômica que reuniu em um só espaço todos os ingredientes, promovendo além da cultura, o lazer e o turismo.

Agricultura e Meio Ambiente – Através de seminário a prefeitura promoveu a discussão e tirou dúvidas dos produtores da agricultura familiar sobre a nova Lei 13.340/2016 que regulamenta a renegociação e liquidação de dívidas de crédito rural. Iniciou diálogo com os Bancos do Nordeste e do Brasil, SENAR-AR/SE e o Ministério do Desenvolvimento Agrário para buscar formas de incentivo através de programas e ações específicas. Foi realizada uma parceria com a cooperativa de lixo de Lagarto para capacitação dos colaboradores da cooperativa de lixo de Boquim e visitas constantes vêm sendo feitas a fim de diagnosticar os problemas e buscar meios de solucioná-los. Eleito vice-presidente do Consórcio Público de Saneamento Básico do Sul e Centro-Sul Sergipanos (Conscensul), uma das metas do prefeito Eraldo é dar andamento ao processo de resíduos sólidos. Além disso, ações educativas vêm sendo desenvolvidas junto às escolas com palestras sobre a importância da água, trilhas ecológicas e plantio de mudas na Fonte da Mata.

Obras e Urbanização – A limpeza de ruas, bueiros, escolas, prédios e praças públicas fazem parte da campanha Boquim Limpa, que além de realizar os serviços procura conscientizar a população da importância de não jogar lixos nas ruas e a padronização e modernização da feira livre da cidade que atrai novos consumidores, impulsiona as vendas e dá qualidade de vida a população, são destaques. A limpeza dos mercados têm sido um diferencial assim como a melhoria da iluminação pública na cidade e povoados.

Assistência Social e do Trabalho – Entre as principais ações estão a adesão ao Programa Criança Feliz, o restabelecimento dos serviços do NAT, RG e CTPS, continuidade dos serviços da junta militar, realização de curso de língua estrangeira, organização do arquivo CADÚNICO do Programa Bolsa Família, busca ativa e recadastramento dos usuários do SCFV e do Projeto Novo Amanhã, acompanhamento das famílias do PAIF e PAEFI, participação no Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social e capacitação das equipes de trabalho.

O prefeito Eraldo destaca ainda os trabalhos da Procuradoria Geral do Município, que já emitiu 132 pareceres, da Administração e Finanças e do Gabinete que, dentro das suas atribuições, têm exercido um papel fundamental para o andamento da Administração, e ressaltou a busca de apoio e verbas junto às esferas estadual e federal para realização de obras e serviços no Município. Destacou ainda o lançamento do site oficial da prefeitura (www.boquim.se.gov.br), criado para facilitar o acesso aos serviços e informações do Município e garantir transparência nas ações da administração pública municipal. “Faço um balanço positivo dos cem primeiros dias de gestão com a consciência de que ainda há muito por realizar. Vamos seguir trabalhando com uma conduta pautada na ética, probidade, eficiência administrativa, o diálogo aberto e transparente com todos os setores e a participação popular. Nossa proposta não é apenas fazer diferente, mas fazer a diferença”, disse o prefeito.

Por Ju Gomes

Foto ascom/PMB

Leia também