Aracaju, 7 de maio de 2024
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1.557 alunos da rede estadual iniciaram as aulas nesta segunda-feira

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Até o final deste ano, serão aproximadamente 5.000 alunos estudando em tempo integral na rede estadual

Nesta segunda-feira, 1.557 alunos iniciaram as aulas do ano letivo 2017 no modelo integral- Programa Escola Educa Mais. Os jovens estão distribuídos em 11 escolas da rede estadual da capital e interior, as quais disponibilizam as três séries do ensino médio. Nesta primeira semana de aulas, os estudantes participam de um acolhimento promovido por equipes do Núcleo Gestor de Escolas em Tempo Integral, do Departamento de Educação e por consultores e Jovens Protagonistas do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), organização parceira da secretaria de Estado da Educação na implementação do modelo de ensino médio em tempo integral.

De acordo com o Núcleo Gestor de Escolas em Tempo Integral, outros seis colégios passam a ofertar a modalidade de ensino a partir de 15 de maio. No segundo semestre, mais nove unidades de ensino aderem ao sistema, totalizando 30 escolas da rede em tempo integral, considerando as quatro unidades que oferecem ensino integral desde 2009.

Para o governador Jackson Barreto, inicia-se uma nova etapa da Educação em Sergipe, que salta de quatro unidades de ensino integral para 28 até o fim deste ano. A expectativa é que a matrícula no ensino integral salte de 3% (1.825) para 42% (25.969) até o ano de 2021.

“Acredito que o governo atinge o ápice da Educação com a implantação, de forma definitiva, de escolas em tempo integral. Saímos de uma estatística de 1.800 alunos matriculados em unidades de ensino nesse modelo para mais de 5.000. Hoje, temos quatro escolas com ensino integral. Até o fim deste ano, serão 28. No fim do meu mandato, serão 39. Essa vai ser a vitória da Educação, da escola pública, de Sergipe e dos professores que compreendem a importância de escola em tempo integral. Sergipe está contribuindo para melhorar a qualificação do ensino público”.

A diretora do Núcleo Gestor de Escolas em Tempo Integral, Franci Alves, informou que a ampliação do ensino integral será de forma gradativa. “É significativo o esforço empreendido pelo governo para ampliar a oferta de vagas no ensino integral. Saltamos de uma matrícula de pouco mais de 1.800, em 2016, para aproximadamente 5 mil estudantes até o final deste ano, pois esses colégios continuam com as matrículas abertas no Portal da Matrícula. De forma gradativa, vamos implantar o modelo de ensino médio em tempo integral em 37 unidades escolares até o final de 2018”, afirma Francis.

Acolhimento

Para tornar possível a implantação do Programa, a Seed somou esforços e conta com a parceria dos institutos de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Natura e Sonho Grande. Ao invés de professores na sala de aula, os alunos estão desenvolvendo atividades sob a coordenação de Jovens Protagonistas do ICE – estudantes que cursaram o ensino médio em escola de tempo integral na rede pública de ensino de Pernambuco e que atuam como multiplicadores da experiência de ter cursado esse modelo de ensino.

“Neste acolhimento, estamos apresentando uma experiência inovadora, que tem como base o sonho deles. A partir disso, construímos uma escola e uma sociedade melhor. O protagonismo do estudante e o que ele quer para o seu futuro é o foco das nossas ações”, afirma o líder dos Jovens Protagonistas do ICE, Danilo Augusto Nogueira.

Danilo cursou a última etapa da educação básica na Escola de Referência em Ensino Médio do Cabo de Santo Agostinho e está responsável pelo acolhimento das turmas da 1ª série do ensino médio integral do Centro Experimental Ministro Marco Maciel, unidade de ensino localizada em Aracaju que, desde 2009, oferta o ensino médio em tempo integral e comemora a marca de 0% em evasão escolar.

“Nesta primeira semana, os professores estão ajustando o projeto pedagógico da escola e não irão para sala de aula, mas permanecem na escola executando essas e outras atividades, enquanto os alunos elaboram seus projetos de vida”, explica Danilo Nogueira.

Consultora do ICE para a região Nordeste, Johanna Faller ressalta que o processo de implantação do ensino médio em regime de tempo integral na rede pública de Sergipe busca uma mudança de cultura.

“Estamos plantando uma semente e esperamos que esse programa estadual de ensino médio integral se torne uma política de Estado e não apenas de governo, para que possa ser replicado no decorrer dos próximos anos em todas as escolas de ensino médio da rede”, salienta Faller.

Ensino Médio Integral

Mais de 500 instituições em todo o país foram selecionadas para integrar o Programa de Fomento à Implementação do Ensino Médio em Tempo Integral do governo federal. Em Sergipe, 39 colégios estaduais serão contemplados até o final de 2018.

O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, explica que a escolha dos colégios considerou, dentre os critérios, indicadores de qualidade tais como o IDEB. “Optando-se pelas escolas que apresentaram resultados mais baixos em relação à média da rede, e as mais carentes em relação à infraestrutura. Assim fizemos, por considerarmos que são justamente essas unidades às quais devemos priorizar, pois a partir da adesão que fizeram ao Programa de Fomento à Política de Implementação do Ensino em Tempo Integral, esses colégios estaduais terão ao longo dos próximos dez anos, assegurados por lei federal, recursos para investimento em sua infraestrutura”, destacou.

Essa medida visa a atender a dispositivos previstos no Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005, de 25 de junho 2014) e no Plano Estadual de Educação (Lei Estadual nº 8.025/2015), os quais estabelecem que a Educação em Tempo Integral deve ser ofertada em, no mínimo, 50% das escolas públicas até 2024.

Formação

Os profissionais que atuarão nos colégios estaduais de ensino em tempo integral são professores efetivos do Magistério da Rede Pública Estadual de Ensino e foram selecionados por meio de editais para as funções de professor, gestor escolar, secretário escolar, coordenador pedagógico e coordenador financeiro. A formação dessas equipes escolares, realizadas no período de 27 a 31 de março, concretizou mais uma etapa do processo de implantação de escolas em tempo integral na Rede Pública Estadual de Sergipe.

Os colégios estaduais que já iniciaram a oferta de ensino médio em tempo integral na rede pública estadual de ensino são:

  1. E. Governador João Alves Filho (Diretoria de Educação de Aracaju – DEA)
  2. E. Vitória de Santa Maria (Diretoria de Educação de Aracaju – DEA)
  3. E. Ministro Marco Maciel (Diretoria de Educação de Aracaju – DEA)
  4. E. Hamilton Alves Rocha (São Cristóvão – Diretoria Regional de Educação 8)
  5. E. Nilson Socorro (São Cristóvão – Diretoria Regional de Educação 8)
  6. E. João de Melo Prado (Divina Pastora – Diretoria Regional de Educação 5)
  7. E. Professor Raimundo Mendonça de Araújo (Indiaroba – Diretoria Regional de Educação 1)
  8. E. Manoel Messias Feitosa (Nossa Senhora da Glória – Diretoria Regional de Educação 9)
  9. E. 28 de Janeiro (Nossa Senhora da Glória – Diretoria Regional de Educação 9)
  10. E. Marechal Pereira Lobo (Neópolis – Diretoria Regional de Educação 6)
  11. E. Professora Maria das Graças Menezes Moura (Itabi – Diretoria Regional de Educação 7).

ASN

Foto Maria Odilia

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