Aracaju, 25 de julho de 2025
Search

5º Congresso da Fetam/SE aprova Plano de  Lutas e  elege nova Diretoria

WhatsApp Image 2022-08-23 at 10.53.54

A Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe (FETAM/SE) promoveu o seu 5º Congresso Estadual – instância máxima de deliberação – com o tema”Unir, Organizar e Lutar”, reunido dezenas de sindicatos municipais, que representam o funcionalismo municipal sergipano, no último sábado (20), na ocasião aprovou o plano de lutas, reafirmando a luta em defesa democracia, dos serviços públicos e da valorização dos servidores, e elegeu a nova diretoria que comandará a Federação pelos próximos 04 anos.

O 5º Congresso da FETAM/SE, que aconteceu no auditório do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (SINDIPEMA), teve uma programação que iniciou com uma mesa de abertura representativa com a participação dos movimentos sociais do campo e da cidade, representantes da CUT, a Presidenta da CONFETAM, Júcelia Vargas, além da presença dos parlamentares Iran Barbosa e João Daniel, e da vice-governadora Eliane Aquino, que na ocasião assinaram a carta compromisso da plataforma eleitoral dos servidores municipais.

PALESTRAS

O evento contou com as palestras: “Os desafios da luta dos servidores municipais por valorização e fortalecimento do serviço público no governo ultraliberal”,proferida pela Presidente da CONFETAM, Jucélia Vargas, e a “Análise das finanças públicas dos municípios sergipanos”, ministrada pela Economista e Supervisora Técnica do DIEESE, Flávia Santana.

BALANÇO POLÍTICO ORGANIZATIVO

Durante o evento foram apresentadas as ações realizadas pela federação no período 2018 e 2022. Para ex-presidenta da FETAM/SE, Itanamara Guedes, o congresso é o espaço para avaliar essas ações para poder definir as estratégias e planos de lutas para o próximo mandato

“Neste período buscamos sempre a unidade política, organizar os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público municipal para lutarmos por direitos e fortalecer as lutas da classe trabalhadora. Avançamos consolidando a FETAM como principal instrumento de defesa do funcionalismo municipal, organizando e apoiando os sindicatos, e mesmo no cenário de destruição dos direitos conseguimos conquistar reajuste salarial e avanços na valorização da carreira pública. Precisamos continuar resistindo para mudar o Brasil e eleger Lula presidente. Que ninguém nunca ouse duvidar da força de um servidor e uma servidora municipal!”, afirmou Guedes.

PLANO DE LUTAS

Os delegados e delegadas definiram que a FETAM/SE adotará as seguintes estratégias e plano de ações em defesa da classe trabalhadora, da democracia, dos direitos, dos serviços públicos e, especialmente, dos servidores municipais estruturada nos seguintes eixos de lutas: Reformas estruturais, democracia e emprego para reconstruir o Brasil; políticas públicas, participação e serviço público; igualdade, equidade, direitos e respeito à diversidade; organização e financiamento sindical.

NOVA DIREÇÃO

O Congresso foi finalizado com a eleição da nova diretoria executiva e do conselho fiscal para o mandato 2022 a 2026. Eleita por unanimidade a chapa única composta pela representação de todas as entidades sindicais. A nova presidenta da Federação, Vanessa Ferreira, ressaltou que é um grande desafio e responsabilidade conduzir uma entidade como a FETAM Sergipe e feliz com a confiança que as entidades depositaram no meu nome e do companheiro Givaldo.

“Reitero o compromisso de dar continuidade ao excelente trabalho da antiga diretoria que foi conduzida pela companheira Itanamara, Agora, é seguir em frente e continuar esse trabalho, nas orientações das entidades para a defesa dos direitos dos servidores, como as lutas por reajuste salarial, transparência das contas públicas, concurso público, garantia do pagamento dos pisos salariais das categorias, implantação e valorização da carreira, serviço público de qualidade para todas e todos”, pontuou Vanessa Ferreira, Presidente da FETAM/SE.

Participaram do Congresso os sindicatos dos servidores municipais: Moita Bonita, Estância, Porto da Folha, Boquim, Itabi, Santa Luzia do Itanhy, Lagarto, Poço Verde, Ilha das Flores, Carira, Itaporanga d’ Ajuda, Canhoba, Malhador, Malhada dos Bois, Umbaúba, Frei Paulo, Cristinápolis, N.S. do Socorro, Monte Alegre, N.S. da Glória, Campo do Brito, Canindé, São Francisco, Tomar Geru, Pedrinhas, Muribeca, os sindicatos de agentes comunitários de saúde e de endemias de Itabaiana e Boquim e o Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (SINDIPEMA).

CONFIRA A NOVA DIRETORIA:

Presidente: Vanessa Ferreira

Vice-presidente: Givaldo Sena Santos

Secretário-Geral: Emanoel Aleixo

Secretário-Geral Adjunto: Custódia Maria

Secretária de Administração e Finanças: José Elias

Secretário Adjunto: Adailton Souza

Secretário de Comunicação: Patrícia Seixas

Secretário Adjunta: Itanamara Guedes

Secretária de Formação Sindical: João Fonseca

Secretário Adjunto: José Cleiton

Secretaria de Organização e Política Sindical: Rinaldo Andrade

Secretário Adjunto: Marcos Andrade

Secretário de Assuntos Jurídicos: Josenilson Viana

Secretário Adjunto: Edjane Pequeno

Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos: Jakson Ribeiro

Secretário Adjunto: Isaías de Jesus

Secretaria de Mulher: Ana Carina

Secretária Adjunta: Renata Clézia

Secretaria de combate ao racismo: Jociel Santos

Secretário Adjunto: Cláudio Herculano

Secretaria de Juventude: Gleidson Menezes

Secretário Adjunto: Joaquim Silveira

Secretaria LGBTQIA+: Lucinara Alves

Secretaria de relações do trabalho: Pascoalli Concordia

Secretário Adjunto: Antônio Benedito

Secretaria de Mobilização e Relações com Movimentos Sociais: Cláudio Lima

Secretário Adjunto: Marta Alves

Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalhador: Joel dias Freitas

Secretário adjunto: José Marques

Secretaria de Meio Ambiente: Maria Perpétua

Secretário adjunto: José Agonalto

Secretaria de Cultura: Carla Daniela

Secretário adjunto: Ana Paula

Conselho Fiscal:

Edmilson Balbino

Obanshe Severo

Andreson Santos

Rosana Goes

Fábio Júnior

Telma Alves

Foto FETAM Sergipe

Por Bruno Balbino

Leia também