Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Semarh, Banco Mundial e Adema se reúnem para alinhar integração

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz22222222222222222

Na manhã desta quinta-feira 11, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, coordenou reunião entre os integrantes da missão do Banco Mundial e da Administração do Meio Ambiente (Adema) com o objetivo de alinhar ações do programa Águas de Sergipe e impulsionar uma maior integração com relação à liberação de outorgas e licenciamentos para atender melhor o cidadão.

De acordo com o secretário Olivier Chagas, a reunião foi extremamente necessária, principalmente para deixar a par das informações o novo presidente da Adema, Francisco Dantas. “O foco principal, além dos ajustes com relação ao ‘Águas de Sergipe’, é fazer uma maior integração sobre os procedimentos de outorgas e licenciamento ambiental, visando facilitar a vida do cidadão sergipano, por meio de um sistema coordenado que possa cumprir esses procedimentos de forma mais ágil”, resumiu o gestor.

Paula Freitas, especialista sênior em recursos hídricos do Banco Mundial, que vai assumir, a partir de agora, no lugar de Thadeu Abicalil, a coordenação do programa Águas de Sergipe, disse que o encontro era uma solicitação antiga do Banco, principalmente por envolver questões referentes à Adema.

“A reunião foi boa! Tratamos de algumas ações dentro do Programa que tinham relação direta com a Adema, prevendo uma integração de atividades entre a Semarh e a própria Adema, a qual está com novo presidente e ele precisa tomar conhecimento das ações. Nós ainda não tivemos a oportunidade de estar com ele e reforçar a importância da parceria. Foi uma reunião com bons resultados”, elogiou ela.

Francisco Dantas, colocou a Adema à disposição para atender às demandas. “Nós já fizemos os ajustes e todas as partes saíram satisfeitas da reunião. Vai possibilitar que Sergipe continue com os trabalhos concernentes ao ‘Águas de Sergipe’. Nós cumprimos determinação do governador Jackson Barreto para facilitar, cumprindo a legislação, evidentemente, que os empreendimentos fluam com rapidez e qualidade para o povo de Sergipe”, destacou o presidente da Adema, que esteve acompanhado do diretor técnico Anderson Gois.

Também participaram da reunião o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Aílton Rocha, o coordenador estadual do Águas de Sergipe, Everton dos Santos Teixeira, e o representante do Banco Mundial e atual coordenador do Programa, Tadeu Abicalil, e o chefe de gabinete da Semarh, Marcelo Barberino.

Missão

O Banco Mundial está em missão em Sergipe para visitar as obras do programa Águas de Sergipe, já que é o principal agente financiador, além de tentar solucionar possíveis gargalos. Neste momento, existem três obras importantes em andamento: a reconstrução da antiga ponte de Pedra Branca, entre os municípios de Laranjeiras e Maruim, e a recomposição do trecho original da adutora do São Francisco; a primeira etapa da estação elevatória de tratamento de esgoto em Itabaiana; e a construção do sistema de esgotamento sanitário do município de Dores.

“O programa Águas de Sergipe está avançando bem e em seis e seis meses a missão do Banco vem ao estado para realizar um acompanhamento das obras”, concluiu Paula Freitas.

Semarh

Foto: Edinaldo Nascimento

Leia também