Aracaju, 6 de maio de 2024
Search

Seplog capacita servidores para uso do Aracaju Compras

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz44444444444

Transparência e inovação é o objetivo do treinamento realizado nesta segunda-feira, 15, pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão de Aracaju (Seplog). Representantes de mais de dez secretarias municipais e empresas públicas participaram do curso para utilização do Portal Aracaju Compras, na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap). Esse foi o primeiro de quatro ciclos de capacitação que serão realizados para alcançar todas as pastas da administração.

Todas as etapas obrigatórias do processo de compras para dotação orçamentária, como especificações de produtos, orçamentos e lances, estão sendo repassadas para instrução completa dos servidores. Através do site, que será lançado em breve, todas as despesas que envolvem os serviços prestados pela Prefeitura estarão disponíveis para acompanhamento da sociedade, em cumprimento à lei de dispensa 8.666/93.

Para o secretário Augusto Fábio Oliveira, esse treinamento segue uma determinação do prefeito Edvaldo Nogueira para investimento nos recursos humanos da Prefeitura, buscando cada vez mais o profissionalismo na gestão. Além disso, Augusto Fábio acrescenta que “o Portal apresenta total transparência na formulação dos processos e nas licitações, norteado pela inovação. As licitações presenciais na central de compra, por exemplo, brevemente serão transmitidas via YouTube”.

“Realmente esse curso veio para ajudar, porque várias dúvidas que eu tinha foram sanadas. É um sistema simples, que consegue abraçar todas as nossas necessidades para efetuar as compras. Não é tão complexo como acha uma pessoa que vê pela primeira vez”, afirma Maycon Joanis, estagiário da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju).

O instrutor do curso de capacitação e consultor do Aracaju Compras, Marcos Santana, traz para a Prefeitura a experiência de utilização desse sistema no Governo do Estado de Sergipe. “Apesar do Aracaju Compras ter sido implantado em 2014 para publicações e despesas, agora nós estamos realmente colocando o sistema para funcionar. Estamos apresentando um modelo novo, podendo utilizá-lo também como um mini-pregão de dispensas, contratos e registro de preços, aumentando a economia do Município”, explica.

“A capacitação busca a correta operacionalização da ferramenta e que esteja tudo pronto para o lançamento. Logo convidaremos a sociedade para apresentação do sistema, através dele, a população poderá facilmente ter acesso aos valores licitados e economizados pela gestão”, ressalta o secretário.

PMA

Foto: Silvio Rocha

Leia também