Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Prefeito inspeciona trabalho de desobstrução de canais em Aracaju

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________123

O prefeito Edvaldo Nogueira realizou, nesta quarta-feira (24), uma série de visitas a vários pontos da cidade, onde a administração desenvolve ações de limpeza e de desobstrução de canais, bueiros e bocas de lobo, como forma de dirimir os efeitos das fortes chuvas dos últimos dias. Ao longo da manhã, o gestor municipal, acompanhado de secretários e técnicos, verificou o andamento das intervenções na região próxima à avenida Euclides Figueiredo, no loteamento Jardim Bahia, no Largo da Aparecida e regiões adjacentes, e no bairro 13 de Julho.

“O que estamos realizando é uma força-tarefa visando à recuperação das regiões onde ocorreram os maiores estragos causados pelas chuvas dos últimos dias, notadamente as chuvas de ontem, que foram as mais fortes. O trabalho também tem um caráter preventivo, para que as chuvas futuras não provoquem tantos prejuízos. Assim, nós começamos esta ação pelos canais, que estavam sem manutenção há dois anos, o que reduziu substancialmente a vazão das águas”, afirmou o prefeito.

Ele iniciou as inspeções pela avenida Euclides Figueiredo, onde equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estavam realizando a limpeza manual do entorno do canal que passa embaixo da via e que se prolonga até o loteamento Jardim Bahia. Na localidade, Edvaldo voltou a lamentar a falta de limpeza dos canais. “Há uma situação de muito assoreamento dos canais e de muita sujeira. Por isso, é tão importante realizar este trabalho de limpeza, porque, no momento das chuvas, é que se percebe o quanto é fundamental o serviço de manutenção”, destacou.

Obra no Moema Meire

Em entrevista à imprensa, o prefeito anunciou que, como parte das medidas que a atual gestão está tomando para melhorar a situação da avenida Euclides Figueiredo, está o início das obras de drenagem e pavimentação do loteamento Moema Meire. Na próxima semana, ele assinará a ordem de serviço, para a primeira etapa da obra, com investimento de R$ 2,6 milhões. “Corremos atrás dos recursos de uma emenda do ex-deputado federal Mendonça Prado e iniciaremos a obra, que terá benefício duplo: tanto para os moradores do Moema Meire quanto para quem transita pela Euclides Figueiredo”, declarou.

Riacho do Cabral

O segundo ponto visitado por Edvaldo foi o Riacho do Cabral. No local, uma máquina retroescavadeira e alguns agentes atuavam na limpeza do canal e em seu alargamento. Lá, o gestor anunciou algumas medidas que serão tomadas no sentido de remover todos os obstáculos ao lado do riacho, além de ações permanentes de fiscalização para evitar novas construções na área. “O trabalho que estamos realizando aqui, de alargamento do canal, é essencial para a cidade”, frisou.

Jabotiana

Já no bairro Jabotiana, o prefeito deu prosseguimento às visitas, começando pelo canal localizado nas proximidades da faculdade Pio Décimo, onde foi verificado o descarte ilegal de material de uma marmoraria. “Além da falta de manutenção do canal, o que encontramos aqui foi uma empresa jogando o resto da sua produção no canal, criando obstáculos para a passagem da água. Isso provocou o alagamento de ruas do conjunto Castelo Branco”, lamentou o prefeito, que determinou a imediata autuação da fábrica, por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Largo da Aparecida

No loteamento Largo da Aparecida, onde algumas ruas estão alagadas, Edvaldo dialogou com dezenas de moradores, em reunião realizada no Centro de Referência da Assistência Social Madre Tereza. “Ainda não é possível afirmar o motivo para este alagamento. Se é a cheia do rio Poxim ou se é alguma obra realizada próximo daqui, mas a prefeitura está tomando as medidas para minimizar os problemas. Por isso, fiz questão de vir aqui conversar com a comunidade, pois faremos o que foi possível”, afirmou ele. No CRAS Madre Tereza, a prefeitura tem disponibilizado alimentação e colchões para a comunidade. Equipes da Secretaria de Assistência Social têm acompanhado a situação.

13 de Julho

Em seguida, o prefeito se dirigiu ao bairro 13 de Julho, onde a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) estava realizando a desobstrução do canal Tramandaí. “Todos os problemas de alagamento que ocorreram no bairro 13 de Julho foram decorrentes da obstrução deste canal aliada à obra do calçadão da Praia Formosa. Então, a operação que estamos realizando é para diminuir o impacto disso”, explicou.

Trabalho conjunto

O presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destacou que os órgãos da prefeitura estão trabalhando conjuntamente para minorar os efeitos das chuvas. Ele informou que a Emurb dobrou o número das equipes que atuam na drenagem dos canais – de quatro para oito equipes – e tem contado com a parceria de funcionários da Emsurb. “Continuaremos trabalhando assim com o objetivo de diminuir os problemas gerados pelas chuvas”, disse.

O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Gilfran Mateus, relatou que o órgão recebeu 49 solicitações ao longo da terça-feira (23), sendo todas elas atendidas tanto pela própria equipe da Defesa Civil, como por outras secretarias. “Conseguimos, unindo forças, resolver grande parte dos problemas”, frisou.

Os secretários Sérgio Ferrari (Emurb), Gilfran Mateus (Defesa Civil), Luiz Roberto Dantas (Emsurb), Luciano Correia (Comunicação), Aristóteles Fernandes (Transporte e Trânsito) e Augusto César (Meio Ambiente) acompanharam o prefeito nas visitas.

Foto: Janaína Santos/PMA

PMA

Leia também