Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

Isa Beserra entrega o cargo por não concordar com demissões de 62 pessoas

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________222

“Desde a época de Ciro e Alexandre O Grade que as relações de respeito políticas são linhas norteadoras de para os entendimentos entre os “líderes”. Desprezar tais comportamentos implicava em Guerra.” – Adeval Marques / Graduado em História – Unit

Alegando ajustes no quadro de trabalho o prefeito Ednaldo da Farmácia fez uma visita a Secretaria de Bem Estar Social na última quinta-feira, 01/06, levando com ele uma lista de demissões com total de 62 pessoas. Dentre os relacionados há funções importantes onde suas demissões implicam no bom andamento da pasta. Não aceitando a situação a Secretária, Professora Isabel Cristina “Isa Beserra”, decidiu colocar o cargo à disposição. Ednaldo aceitou.

Foram apenas seis meses de trabalho de Isa Beserra cujos resultados começariam a aparecer já nos próximos meses. O site obteve informações de que ela vinha lutando contra falta de condições na pasta, se esforçando com sua equipe para romper o histórico de sofrimento que adquiriu nos últimos anos faltando com grande parte da política de atuação da pasta.

Conhecedora do que tinha como missão pela frente ela foi convidada pelo então falecido ex-prefeito Orlandinho Andrade porque preenchia diversos requisitos ara assumir o cargo. Em seu histórico pesa a função de ex-secretária de Educação, Diretora de escolas, radialista, comunicadora nata, envolvida com questões sociais e trabalho e voluntária no Conselho de Assistência Social. Entre outras funções. Por onde passou deixou marca de competência. A dedicação de Isa é incontestável. “Ela sabia como conduzir sua pasta. Acho que o prefeito Ednaldo não se ateve ao fato de ter alguém que entende a pasta, não soube valorizar os laços políticos, pecará se não colocar alguém a altura de Isa. Essa pasta não é para aprendiz. Ele precisa conter o clima de fofoca que vem disseminando situações ruins em sua gestão. É por isso que Canindé não é feliz e da maneira em que vai a gestão não se ver futuro […]”, disse um vereador solicitando sigilo.

Embora tenha sido convidada por Orlandinho Andrade a figura de Isa Beserra na pasta estava ligada ao vereador Joselildo Almeida do Nascimento “Pank” (PV) que contribuiu para a vitória de Orlandinho. Pank não foi avisado pelo prefeito das mudanças que faria na Secretaria, porém, como a experiência de três mandatos ele imaginou o que estaria por trás. Nos bastidores sabe-se que Ednaldo só ligou depois e Pank disse-lhe que “estava magoado”. Se sobrou autoridade do prefeito faltou consideração nas relações pessoais e políticas para com Pank. “Apesar de gente capaz ao seu lado o prefeito insiste em querer ser mal assessorado. Podemos ter uma crise em seu governo e ele pode perder o controle da situação.”, afirma uma figura política de Canindé que se diz preocupado com a condução pelo prefeito. Por conseguinte a situação atinge o respeito ao Pastor Jorge, pai de Isa Beserra, um líder religioso com forte história social no Município e fiel na campanha que elegeu Ednaldo e Orlandinho.

A saída de Isa Beserra se deve por ela não aceitar os critérios das demissões de 62 pessoas que lhe auxiliavam na pasta. “Sem algumas dessas pessoas a Secretaria fica engessada. Serviços como CREAS, CRAS, Casa Lar, Casa do Idoso, Bolsa Família simplesmente não terão condições de efetuar seus trabalhos e muito menos efetuar a política pública necessárias para cumprimento de metas. São ações federalizadas. Enquanto o Prefeito tirou gente que trabalha podemos apontar uma grande quantidade de outros que estão recebendo sem fazer nada. Acho injusto e demonstra pelo prefeito desconhecimento da situação e descompromisso.”, afirma um profundo conhecedor da situação.

Magoado com a situação o Vereador Pank fez um discurso inflamado e solicitou que a Câmara Municipal faculte o espaço na Tribuna para que a ex-secretária possa prestar esclarecimentos aos vereadores e sociedade sobre os fatos que a fizeram ela entregar o cargo. “O colega Pank foi desrespeitado e se o prefeito fez com ele faz com toda Casa. São profissionais, pais de famílias, pessoas que ajudaram na formação do grupo. Mais uma vez o prefeito não teve respeito com a Casa. Demitindo muitos e colocando outros por outro lado. Eu e outros estaremos do lado de Pank. Se for o caso vamos pedir a Folha de Pagamento. Ele está muito mal assessorado.”, disse um Vereador.

Sem nenhuma medida de impacto ainda que coloque a imagem de seu mandato e até a própria em destaque, demissões e relação com a Câmara Municipal fragmentada, desconforto em algumas relações antigas e atá de amizade, com Kaká Andrade colocado de lado substituído por figuras que nada há para contribuir e algumas pequenas intrigas surgindo o mandato de Ednaldo já é considerado um dos piores em termos de começo de gestão, embora ainda há três anos e meio pela frente, se quiser rever o que é “gestão pública”.

Da redação

Adeval Marques

com informações de fontes em sigilo

Foto: Prefeitura Municipal

Leia também