Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

FRENTE PARLAMENTAR SE REÚNE COM TJ EM DEFESA DA MULHER

______________________________________________________________________________________________________________31

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres, deputada estadual, Goretti Reis, solicitou da Coordenadoria da Mulher e da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Srgipe, TJ-SE, juiza Iracy Mangueira mais um encontro para que pudessem discutir ações em defesa das mulheres. O encontro aconteceu na manhã de hoje, 5, no gabinete da magistrada, Iracy Mangueira e contou com as participações dos: deputados estaduais, Maria Mendonça, Georgeo Passos, psicóloga do TJ, Sabrina Duarte, técnica judiciária, Vânia Barbosa, assistente social, Shirley Amanda Leite, juiza da comarca de Carmópolis, Cláudia do Espirito Santo e representando a deputada Ana Lucia, Maria José Batista.

De acordo com Iracy Mangueira o encontro teve o objetivo de criar uma cultura de discussão dos assuntos concernentes a mulher, e isso em rede. “Na verdade discutimos uma série de pautas que são de interesse da mulher, mas numa perspectiva de ampliar para que também participem outros órgãos, como Polícias Militar e Civil, Ministério Público, Defensoria Pública e outros porque a ideia é fazermos um enfrentamento da violência de |Gênero, a partir de uma perspectiva de rede. De congraçamento de esforços de todos os setores da sociedade, para que de fato aquela política pública estabelecida na Lei |Maria da Penha, possa se materializar e se tornar realidade. Atualmente temos no judiciário, a Meta 8, que é a meta do CNJ e diz extamente sobre a necessidade do judicário funcionar como uma espécie de catalizador para que possamos fortalecer essa rede, só através dela poderemos fazer o enfrentamento.

Sobre a existência da Fente Parlamentar Iracy destaca a iniciativa como de grande valia, já que é o legislativo quem faz as leis. “Esse contato com o legislativo é fundamental ao avanço da política. Tendo esse contato direto, não estamos apenas aplicando a lei e sim colaborando com legislações que venham trazer para essa mulher, efetivamente, uma mudança de vida.

Uma forma de dar cada vez mais credibilidade a Frente. “Essa parceria com o TJ e outros órgãos e instituições não governamentais é necessária para fomentar cada vez mais a construção dos fluxos de atendimentos. A tendência é fazer com que essas parcerias se consolidem e reorganizem as politicas públicas, especialmente, as de atendimento a violência a mulher dentro do contexto da Lei Maria da Penha, sem esquecer do autor da agressão. Não adiantam só medidas de penalidade sem possibilidade de reestruturar e recuperar esse agressor dentro do convívio social, porque mesmo que se separe, vai conviver com outra mulher, e provavelmente, infelizmente, repetir a açao de violência. É preciso fazer com que o poder público se alinhe com esses encaminhamentos relativos ao agressor e a mulher. É preciso consolidar essas ações,” ressaltou a parlamentar agradecendo a participação de todos.

Foto assessoria

Por: Cristina Rochadel

Leia também