Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Governador faz abertura da copa de futebol amador no Santos Dumont

________________________________________________________________________________________________________________________21

O evento é o primeiro de outras competições que virão a fim de promover, através do esporte, a inclusão social dos jovens e adolescentes de Aracaju

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), realizou nesta terça-feira, 06, a abertura da Copa Governador Jackson Barreto de Futebol amador, na Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia, Bairro Santos Dumont. São 10 times locais inscritos no torneio, que deve seguir até o dia 27 de junho.

“Precisamos realmente motivar a periferia. Nós temos grande ídolos de futebol amador e eu acho que quando o Governo investe no esporte, ele contribui para tirar os jovens das ruas, da violência, das drogas, dando a eles um objetivo, pois quando se promove uma disputa assim, cada time quer crescer mais do que o outro, dentro de uma competição altamente saudável. Além disso, a Seel vai organizar um campeonato ainda maior, e é isso que nós precisamos para motivar a juventude de Aracaju, dar a ela novas perspectivas. Esse é o caminho”, declarou Jackson.

O governador ainda afirmou que a final do campeonato ocorrerá no estádio Lourival Baptista (Batistão) e que essa atenção especial é decorrente de uma história que ele tem com o bairro. “Comecei a andar aqui por volta de 1970 e desde aquela época pude perceber que o Santos Dumont tem uma história com o futebol que nenhum outro bairro tem. De lá pra cá, criei um carinho especial com essa comunidade, tanto que, só para exemplificar minha dedicação para com ela, quando fui prefeito, pavimentei cerca de 80% dessas ruas”, reforçou.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Antônio Hora, essa competição realmente não existiria se não fosse a persistência do governador em evidenciar o futebol do Santos Dumont. “Não existe uma pessoa no estado de Sergipe que tenha mais identificação com o povo do que Jackson Barreto. Estou muito emocionado, pois nasci no esporte, galguei minha vida nele, e poucas vezes na minha profissional senti tanta realização como sinto hoje, ajudando a resgatar a autoestima dos times locais e dando aos moradores do bairro uma oportunidade de viver através da prática esportiva. Esse foi só o pontapé inicial e, dentro de aproximadamente seis meses, esperamos fazer uma competição muito maior, de acordo com a vontade do governador”, complementou.

Comunidade

O torneio envolve 10 equipes de futebol do próprio bairro (Real, Bola de Ouro, Grêmio, União, Unidos da Bola, Palmeirinhas, Colorado, CFC, Fluminense e ADA), mas de acordo com o secretário municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), Jorge Araújo Filho, o evento vai além da mobilização dos atletas. “Esse campeonato vai contribuir bastante com o desenvolvimento e o resgate da força do futebol e do esporte aqui no Santos Dumont, e tenho certeza que o secretário Antônio Hora e o governador foram muito felizes de promover esse evento aqui. Esse é só o pontapé inicial, e nós, da prefeitura de Aracaju, vamos apoiar sempre eventos como esse, pois eles possibilitam até mesmo geração de renda, como é o caso com várias barracas de vedas que foram montadas ao redor do campo. O estado está de parabéns pela iniciativa”, salientou.

Alexandro Vieira Farias, que joga no time Palmeirinhas, reconhece o esforço do estado. “Essa é uma copa muito importante pra população do Santos Dumont, que está precisando muito do governo pra tirar esses meninos da rua e fortalecer mais o esporte aqui no bairro. Espero que junto à prefeitura eles possam nos ajudar com isso. No mais, o governo está de parabéns e queremos que continue sempre assim”, desejou.

Já para o fundador da Associação dos Amigos, time conhecido pela sigla ADA, Carlos Alberto Batista dos Santos, a ajuda é essencial até para que outros projetos de iniciativa da própria comunidade possam continuar existindo. “Quando cheguei de Salvador, há 10 anos, iniciei o projeto de uma escolinha de futebol. Fomos crescendo com muito esforço e hoje vários que treinaram com a gente já se tornaram atletas profissionais. Precisamos muito da ajuda do governo e daqueles que promovem o esporte para que iniciativas assim continuem a existir. Queremos muito que esse campeonato dê certo, pois isso mobiliza toda comunidade e cria condições de combate ao crescimento da criminalidade”, explicou.

ASN

Foto André Moreira

Leia também