Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

TRÊS VÍTIMAS DE QUEIMADURAS AINDA ESTÃO NO HUSE

Das 120 pessoas atendidas no mês de junho, na Unidade de Terapia de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), três permanecem hospitalizadas, sendo dois homens e uma mulher. Os homens, provenientes do município de Estância e vítimas de uma explosão numa fábrica de fogos, sofreram queimaduras de segundo e terceiro graus. Já a paciente do sexo feminino, proveniente da capital, foi atingida nas mãos e pernas, com queimaduras de primeiro e segundo graus. A paciente sofreu acidente com pólvora e teve 16% do corpo atingido.

Somente durante a festa de São João, a UTQ do Huse registrou redução de 50% no número de casos de queimadura, quando comparado a festa realizada em 2016. No último dia 23, a unidade atendeu 14 pessoas, incluindo quatro crianças. Duas crianças ainda ficaram internadas e 12 desses pacientes receberam alta médica logo após o devido atendimento.

De acordo com a Referência Técnica da Cirurgia Plástica no Huse, Moema Santana, a maior parte dos casos de acidentes por soltura de fogos de artifício ocorreu não apenas na noite de São João, mas também na noite festiva de São Pedro. Considera-se também o registro de ocorrências que envolveram amputações, cujos pacientes receberam alta médica logo após os procedimentos cirúrgicos. “As pessoas tomaram cuidado com as crianças em relação aos fogos de artifício. Já aos adultos, faltou atenção, principalmente no que diz respeito ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o que reduz os reflexos”, explicou.

Atendimento garantido – Para garantir agilidade na assistência e desafogar o serviço no pronto socorro durante os festejos juninos, foi criada no Huse uma sala exclusiva para assistência imediata às vítimas de queimaduras. O espaço serviu de apoio à UTQ e se tornou uma área destinada a essa demanda específica ainda na primeira porta de acesso ao hospital. A descentralização, por sua vez, possibilitou um novo cenário na unidade, que favoreceu o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

UTQ – A estrutura da UTQ é formada por 14 leitos, sendo quatro pediátricos, dois semi-intensivos e oito para adultos, além de um centro cirúrgico para a realização de curativos e pequenos procedimentos. A unidade é a única unidade especializada na assistência às vítimas de queimaduras no Estado e uma das 38 unidades de alta complexidade de todo o País credenciado junto ao Ministério da Saúde (MS), de acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).

Leia também