Aracaju, 4 de maio de 2024
Search

Atletas da Delegação Sergipana estreiam com vitórias nos Jogos Escolares

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________02

Apoio técnico e logístico do Governo de Sergipe, por meio do Departamento de Educação Física da Seed, está tornando possível a 161 alunos atletas de escolas sergipanas participarem da maior competição esportiva estudantil do país

Nesta quarta-feira, 13, em Curitiba (PR), no primeiro dia de disputas individuais dos Jogos Escolares da Juventude 2017 (etapa 12 a 14 anos), os representantes sergipanos na competição conquistaram duas vitórias importantes: o 3º lugar na Luta Olímpica, e o 3º lugar no ciclismo, contabilizando as primeiras duas medalhas de Bronze da Delegação Sergipana.

Disputando na categoria pesado feminino, a aluna do Centro de Esportes da Secretaria de Estado da Educação (CT-Seed) e atleta de Luta Olímpica, Ester Mota de Gois, após vencer duas disputas levou ao peito a medalha de bronze, no individual. Este resultado já garantiu à estudante sergipana uma bolsa atleta federal pelos próximos 12 meses.

“Apesar de todo treinamento, foi uma conquista inesperada. Nem sei como descrever a sensação dessa vitória. E, agora, com a bolsa atleta, muita coisa vai mudar para mim enquanto esportista, pois vou poder participar de várias outras competições”, disse, emocionada, a jovem lutadora Ester.

A professora da rede pública estadual de ensino Lindesei Brabec, técnica da Luta Olímpica da Delegação Sergipana e treinadora da aluna Ester Mota, vibrou com a vitória da atleta. “É uma emoção dobrada, porque além de minha aluna ela é também minha irmã”, revelou sorridente.

Segundo Brabec, em todas as edições em que participou como técnica nos Jogos Escolares da Juventude, a delegação sergipana tem conquistado medalhas e vitórias importantes. “Na sexta-feira (15), voltamos a lutar por equipe e temos chances de trazer mais medalhas para o Estado”, ressaltou.

Ciclismo

Disputando pela primeira vez na maior competição estudantil do país, o ciclista sergipano Kaic Alessandro, aluno do Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral, ficou com o terceiro melhor tempo na prova de contrarrelógio disputada na capital paranaense e garantiu uma medalha de bronze. Segundo o técnico do Ciclismo da Delegação Sergipana, professor Wagner Faccion, o jovem atleta tem futuro promissor na modalidade e está entre os 10 melhores da competição.

Xadrez

Com apenas dois atletas por estado, Sergipe enviou para os Jogos Escolares da Juventude os estudantes Luiz Henrique Lopes e Kenia Katarine Santos, alunos do Colégio Estadual Jose Barreto Fontes, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro. Os dois conquistaram o primeiro lugar nos Jogos da Primavera 2017 e garantiram suas vagas para esta competição nacional.

Correndo contra o relógio, o enxadrista sergipano Luiz Henrique venceu a primeira rodada, contra um aluno da delegação curitibana, anfitriã dos Jogos Escolares da Juventude 2017 (etapa 12 a 14 anos), e empatou na segunda. Ele disputa nesta quinta-feira (14), na AABB, em Curitiba, outras duas rodadas com chances de chegar às finais da modalidade, que será disputada na sexta-feira (15).

Segundo o professor e técnico do Xadrez da Delegação Sergipana, José Marques, o aluno Luiz Henrique participa desde 2015 do Clube de Xadrez Despertar, uma iniciativa social desenvolvida com alunos do Colégio José Barreto Fontes pelos membros do Projeto Despertar, uma organização não governamental de cunho comunitário.

“Nós fazemos um acompanhamento pedagógico de todos os alunos que participam do Clube de Xadrez Despertar, cobrando deles boas notas e bom comportamento. Sou voluntário do projeto há 10 anos, dando aulas de xadrez, e, para mim, a maior recompensa desse trabalho é ver os nossos alunos superando os obstáculos da vida”, conta, com entusiasmo o professor Barreto.

Aos 14 anos, Luiz Henrique já venceu por duas vezes a Copa TV Sergipe de Xadrez e este ano trouxe medalha de ouro do Campeonato Regional Nordeste da modalidade. Para o futuro, ele sonha “ser advogado e mestre internacional de xadrez”.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.

Foto Maria Odilia

Leia também